projeto de extensão
metodologia
ensino-aprendizagem-extensão
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Experiências no ensino-aprendizagem
Autores
Nome
1 - Viviane Chunques Gervasoni UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU (USJT) - Mooca
2 - George Bedinelli Rossi UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Marketing
3 - Dirceu da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Deprac - Departamento de ensino e práticas culturais
Reumo
A publicação das diretrizes curriculares nacionais fomentou modificações nos currículos dos cursos no Brasil.
O perfil requerido pressupõe, do formando egresso/profissional, a formação generalista, humanista, critica e reflexiva, com base no rigor técnico e cientifico. Nessa perspectiva, a extensão universitária desempenha um papel relevante na formação de profissionais, tendo em vista ser a ligação entre a universidade e a sociedade.
A Extensão Universitária passa a ser integrante na dinâmica pedagógica do processo de formação acadêmica, expandindo a produção de conhecimento.
O objetivo desse trabalho foi identificar e descrever as categorias que levaram os estudantes dos cursos de Gestão e Negócios a realizarem os Projetos de Extensão em tempos de Pandemia. A pergunta que norteou essa pesquisa foi: Quais categorias contribuem para a procura por Projetos de Extensão nos cursos de Gestão e Negócios em tempos de Pandemia? Usou como metodologia de pesquisa o cunho qualitativo, de caráter descritivo e pesquisa-ação.
A Extensão Universitária passa a ser integrante na dinâmica pedagógica do processo de formação acadêmica, expandindo a produção de conhecimento. Uma nova visão que permite o diálogo entre professores e alunos, oportunizando uma flexibilidade no currículo, e possibilitando ao aluno a obtenção de uma formação mais crítica e construtiva (JEZINE, 2004). O professor necessariamente deve proporcionar a construção de conceitos que possibilitem ao aluno compreender o seu presente e pensar o seu futuro. Neste contexto, o educador precisa superar os conhecimentos que não se ajustam a realidade da turma.
Nessa pesquisa o pressuposto levantado foi: Quais categorias contribuem para a procura por Projetos de Extensão nos cursos de Gestão e Negócios em tempos de Pandemia?
A partir dessas conexões estabelecidas foi possível descrever os resultados encontrados com base nas categorias que emergiram do estudo.
Com base na pergunta realizada no ato da inscrição, a saber: Explique o que te motivou a escolher o projeto no qual se inscreveu? Emergiram cinco categorias para essa pergunta: (i) aplicação do que está sendo aprendido na teoria, (ii) espírito empreendedor, (iii) enriquecimento do currículo profissional, (iv) complemento da formação e (v) diferencial no mercado de trabalho.
FERNANDES, M. C.; et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n 4., p. 169-193, jun 2012. Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1987.