Resumo

Título do Artigo

ACCOUNTABILITY: INOVAÇÃO DECISÓRIA ÀS STARTUPS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Accountability
Startups
Mercado Venture Capital

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Nilton Cesar Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Contábeis
2 - Christian Luiz da Silva
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Curitiba
3 - Gustavo Henrique Silva de Souza
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG) - Campus Teófilo Otoni
4 - Jamerson Viegas Queiroz
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - departamento de engenharia de produção
5 - Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - centro de Tecnologia

Reumo

A avaliação econômico-financeira de uma empresa no decurso de suas atividades, conta com registros parametrizados sob um determinado período, onde se colhem relatórios, pareceres e notas explicativas para análises e predições. Fatos que denotam suporte à gestão orgânica do dia a dia, se tratando de um elemento necessário que complementa ações de sustentabilidade do negócio e que cooperam com a boa governança. Como objeto de estudo, a accountability, sendo instrumento de responsabilização e prestação de contas, se compromete com a transparência e comunicação das políticas e ações corporativas.
Entende-se que, a eficiência do investimento tem como atrativo, investidores que prestigiam a qualidade dos relatórios financeiros e a redução da assimetria de informações, então: como flexionar elementos de informação e fatores coadjuvantes para decisões de investimentos em startups que ora ainda não se consagram por informações gerenciais corporativas maturas? Nota-se que há um campo para investigação acerca das investidoras em startups com o emprego do instrumento accountability, uma vez que, a eficiência de investimentos e a qualidade da informação não são plenamente explanatórios.
Considerando que, o gestor em startups, muitas vezes tem mais informações que os investidores, logo: há meios de prover decisões, com investimentos, em startups, sob circunstâncias analíticas em accountability? Admitiu-se nesse estudo que, as startups não atribuem informações simétricas, plena, auditáveis e constituída aos moldes de uma governança organizacional, capaz de assegurar decisões de investimentos no mercado venture capital.
A accountability possibilita inovações decisórias. Embora, pouco ou nada explorada em startups. O presente estudo, polariza um enfoque propondo circunstanciar meios que auxilie avaliações para potencializar decisões dos investidores. Visa auxiliar na avaliação das startups, a fim de reduzir mortalidades e favorecer sua viabilidade e consolidação de mercado. Desta forma, cogitou-se ao seguinte propósito de investigação: identificar circunstâncias em accountability que favoreçam decisões a investimentos em startups.
Constatou-se que não houve elementos factuais que determinassem parâmetros, métricas, ordem, linearidade, instante, característica ou circunstância da startup, capaz de determinar quais e como os atributos devessem ser praticados. Suas análises perpassam pelas finanças comportamentais, desobrigando, p. ex., preocupações apenas com dados em relatórios econômico-financeiros, que por si são assimétricos dada ausência de uma auditoria e a peculiaridade da startup. Portanto, não houve métrica convencional, tudo tem sido parcimonioso àquilo que está sendo apreciado, observado e coletado.
O estudo desperta motivações que assegura decisões de aporte de investimentos às startups, decorrente da acepção em accountability. Consuma-se a presunção de contributos a prospectos em inovações tecnológica, presentes nas startups. Provoca ampliação de bases de investigação em accountability coexistente nas análises de investimentos. Como forma de propor intuições mais reflexivas, intui-se novas frentes de investigações a respeito da Ciência, Sociedade e Tecnologia, sob a maneira com que tangencia suas análises no instante que se concebe viés sustentável a todos os agentes envolvidos.