Resumo

Título do Artigo

ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTOS: lacunas no campo da Administração no contexto da pandemia de COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ensino Remoto
COVID-19
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Educação a Distância, E-learning e B-Learning: pessoas, projetos e tecnologias

Autores

Nome
1 - Ramon Jung Pereira
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Belo Horizonte
2 - Verônica Macário de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
3 - Daniela Viegas da Costa-Nascimento
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA) - BH/Contagem
4 - Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

As medidas de combate à pandemia de COVID-19 levaram à suspensão das atividades escolares, impondo imediatas soluções de ensino-aprendizagem remotas, sem preparo prévio. A utilização de tecnologia e recursos online fizeram-se necessários. Dentro da realidade brasileira, o desafio é hercúleo, em um contexto de expressivas vulnerabilidades e desigualdades sociais. Desafios técnicos e emocionais, acesso à tecnologia e ensino de qualidade a partir do contexto pandêmico e o ensino remoto são problematizados no artigo.
Diante dos enfrentamentos ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem no ensino superior em contexto pandêmico, pretendeu-se analisar como o ensino foi impactado pela pandemia de COVID-19, tendo como base a percepção e condições dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de Administração. O e-learning está sendo ampliado, porém verificam-se lacunas para avaliar o impacto dessa mudança nos alunos. Torna-se relevante dar atenção aos hábitos de aprendizagem dos alunos, considerando que a literatura recente sobre como abordar as preferências de aprendizagem dos alunos é escassa.
Enquanto ambientes de e-learning se configuram em práticas de ensino mediados por tecnologias (SILVA et.al.,2021; TEJEDOR et.al.,2012; MOREIRA; MONTEIRO,2012), verifica-se atualmente uma modalidade de ensino que tomou espaço nos sistemas universitários, designada por ensino remoto. No caso de cursos de Administração é necessário explorar estratégias e práticas na perspectiva das várias partes interessadas, dentre as quais estão os alunos, de modo que preferências e hábitos de aprendizagem devem ser compreendidos e integrados nos sistemas de e-learning das universidades (HARGITAI et.al.,2021).
Durante oito meses acompanhou-se 120 alunos de cursos de Administração da graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) de duas instituições de ensino: uma de Minas Gerais (IES/MG) e outra da Paraíba (IES/PB). Utilizando da análise documental, observação participante e aplicação de questionários, buscou-se entender como o ensino foi impactado pela pandemia de COVID-19, levando em consideração não apenas fatores tecnológicos, mas também sociais, econômicos e emocionais: uma combinação de elementos do cenário brasileiro com os trazidos pela COVID-19.
Os achados apontaram que discentes sofreram impactos no processo de aprendizagem, porém, alunos de graduação, por terem perfil socioeconômico considerado “inferior” aos alunos de pós-graduação, foram mais prejudicados. Pesam condições de moradia; ambiente adequado para estudos; qualidade da internet; infraestrutura necessária para acompanhar as aulas; contexto social e econômico dos alunos e de suas famílias; e o próprio sentimento e estado emocional diante da incerteza. Infelizmente, uma combinação de problemas socioeconômicos do cenário brasileiro com os problemas trazidos pela COVID-19.
As mudanças têm gerado debates críticos e reflexivos no campo da Administração que só poderão ser compreendidos totalmente quando descobrirmos o que pode ser construído valorosamente a partir das novas tecnologias remotas. Ainda que enxerguemos potencial pedagógico e profusão de saberes nesses ambientes, é preciso estimar o papel do professor, em parceria com alunos. Isso significa superar modelos atuais de transferência de aulas do presencial para o digital, compreendendo as reais necessidades discentes, buscando alternativas que promovam inclusão e participação, educando cidadãos para vida.
ALMAIAH, M. A.; AL-KHASAWNEH, A.; ALTHUNIBAT, A. Exploring the critical challenges and factors influencing the E-learning system usage during COVID-19 pandemic. Edu. & Inf. Tech. v.25, n.6, p.5261–5280, nov. 2020 CAMPOS, R. D., TAVARES, E., CHIMENTI, P. C. P. de S.; MARQUES, L. Desafios da pandemia para o futuro da educação: O caso Coppead. Revista de Adm. Contemporânea, 25(spe), 2021 ELUMALAI, K. V. et al. Factors Affecting the Quality of E-Learning During the COVID-19 Pandemic from the Perspective of Higher Education Students. Journal of Inf. Tech. Education-Research, v.19, p.731–753, 2020