Resumo

Título do Artigo

UPGRADING E GOVERNANÇA EM CADEIA GLOBAL DE VALOR: A INFLUÊNCIA DA COLABORAÇÃO COM USUÁRIO FINAL EM DESENVOLVEDORES DE JOGOS DIGITAIS
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Palavras Chave

Cadeias Globais de Valor
Jogos digitais
Upgrading em cadeias

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Evodio Kaltenecker
Instituto Tecnológico de Estudios Superiores de Monterrey - Tec Monterrey - Negocios Internacionais
2 - EDUARDO ARMANDO
Instituto Tecnológico de Estudios Superiores de Monterrey - Tec Monterrey - Aguascalientes

Reumo

Este artigo utiliza a literatura de cadeias globais de valor (CGVs) com duas de suas principais dimensões, governança e upgrading. Na literatura, foram encontradas evidências da influência da digitalização no upgrading de produto em CGVs por Banga (2021) e também se reconhece que a aproximação de CGVs com o mundo digital tornou-se ainda mais importante no contexto pós pandemia Covid-19, pois colaborará para o aumento da resiliência do sistema global de produção (Fu, 2020). O debate sobre se e como os arranjos nas CGVs são reconfigurados no chamado mundo digital tem sido estudado.
A lacuna na literatura que este artigo tem a ambição de preencher é verificar a existência de particularidades no upgrading em CGVs em uma indústria classificada como digital. Para isso, a questão de pesquisa que se busca responder é: Qual a influência da interação com usuário final no upgrading de um fornecedor em uma cadeia digital? Portanto, o objetivo do presente artigo é identificar a influência da interação com usuários no upgrading de fornecedores de uma cadeia digital, usando como mediador da relação o tipo de governança na CGV na qual o fornecedor está inserido.
Os temas que fazem parte da fundamentação teórica são: Cadeias Globais de Valor (CGV), Upgrading em Cadeias Globais de Valor, Governança de Cadeias Globais de Valor, Colaboração com Usuários Finais e Modelo M-O-A (Motivation-Opportunity-Ability). A partir da apresentação das principais ideias desses temas, procurando responder à questão de pesquisa apresentada, em convergência com os objetivos colocados, é proposto um modelo conceitual, do qual derivam duas hipóteses, relacionadas à contribuição do usuário final para o upgrading do desenvolvedor de jogos digitais.
A pesquisa é descritiva realizada através uma survey, estudando o comportamento de determinada população por meio de uma amostra. O método quantitativo foi utilizado. Os dados foram obtidos por meio de um questionário e a extração de dados da amostra uma única vez no primeiro semestre de 2018. Foi utilizada a técnica da Regressão Logística (RL), pois permite o uso dos valores de uma série de variáveis independentes para predizer os resultados. A RL é uma regressão múltipla, mas com uma variável de saída categórica dicotómica (dependente) e variáveis preditivas (independentes).
Nos resultados há uma parte descritiva e outra que traz a Análise Exploratória dos resultados através do modelo de regressão logística, com foco nas duas hipóteses colocadas. Há quadros e tabelas para auxiliar na compreensão dos resultados. As duas hipóteses propostas foram aceitas. Seguem os principais resultados: (1) Na indústria de jogos digitais, a colaboração com usuário final no upgrading depende de vários facilitadores. (2) Nas cadeias cuja governança é do tipo Mercado, a colaboração com usuário final indicou upgrading de Processo e de Produto, ambos através do facilitador Habilidade.
Quanto à resposta à questão de pesquisa colocada, da influência da interação com usuário final no upgrading de um fornecedor em uma cadeia digital e o atingimento do objetivo de identificar a influência da interação com usuários no upgrading de fornecedores de uma cadeia digital, usando como mediador da relação o tipo de governança na CGV na qual o fornecedor está inserido, a partir da discussão apresentada, entende-se que a interação com usuário final favorece o upgrading do desenvolvedor. Contudo, contribuição depende das características do produto e da indústria de jogos digitais.
Gereffi, G., Humphrey, J., & Sturgeon, T (2005). The governance of global value chains. Review of International Political Economy, 12(1), , n. 1, p. 78–104, 2005. Humphrey, J., & Schmitz, H. (2002). How Does Insertion in Global Value Chains Affect Upgrading in Industrial Clusters? Regional Studies, 36(9), 1017–1027. Sturgeon, T. J. (2021). Upgrading strategies for the digital economy. Global Strategy Journal, 11, 34-57. Yoruk, D. E. (2019). Dynamics of firm-level upgrading and the role of learning in networks in emerging markets. Technological Forecasting & Social Change, 145, 341-369.