Resumo

Título do Artigo

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS NO SEGMENTO DE MICROCERVEJARIAS ARTESANAIS: VARIÁVEIS DE PRECIFICAÇÃO DO PRODUTO
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Palavras Chave

Cervejarias
Custos
Valor percebido

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Ana Paula da Rosa Dezordi
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - IJUÍ
2 - Euselia Paveglio Vieira
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - Campus IJUI
3 - Jorge Oneide Sausen
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - Programa de Pós-Gtraduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

Reumo

As microcervejarias artesanais vêm apresentando maior representatividade no mercado nacional de bebidas, atendendo um público que busca produtos diferenciados. A identidade das microcervejarias relacionada à produção de pequena escala proporciona a criação de vantagens competitivas para seus empreendimentos, ao perceber que o consumidor estava propenso a consumir cervejas diferenciadas, conseguiram estabelecer um alto nível de qualidade, consistência e inovação em suas cervejas, contribuindo para a criação de uma cultura cervejeira mais diversificada.
A crescente ascensão das microcervejarias artesanais no mercado traz grandes transformações nos padrões de consumo que têm influenciado o setor produtivo, que ao observar determinada demanda, tem se reinventado no plano estratégico.Desta forma, tanto para entrar no mercado quanto para se manter nele, torna-se necessário a compreensão das variáveis de precificação, como o valor percebido pelo cliente, a concorrência e os custos de produção no tocante de precificação dos produtos que são táticas desenvolvidas pela Gestão Estratégica de Custos.
O número de cervejarias no Brasil tem sido de grande crescimento, sendo um processo iniciado no ano de 2010 e que continua em ritmo veloz, com um panorama econômico altamente globalizado e competitivo. As microcervejarias artesanais têm buscando novas relações de estratégias e meios de produção mais adequados para maior desempenho empresarial, desse modo,procura-se explorar o seu posicionamento estratégico das empresas analisando o grau de influência das três variáveis: custo de produção, concorrência e valor percebido pelo cliente na precificação da cerveja nas microcervejarias artesanais.
Realizar um estudo de múltiplos casos envolvendo três microcervejarias situadas no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com os consumidores, para compreender como as variáveis, custos de produção, concorrência e valor percebido pelo cliente interferem na fixação do preço final dos produtos de microcervejarias artesanais.O instrumento geral utilizado foi a realização de uma entrevista semiestruturada com gestores das três cervejarias e para os consumidores de cerveja artesanal foi aplicação de questionário estruturado utilizando-se de escala likert de 1 a 5.
Constatou-se que todas as variáveis pesquisadas custos de produção, concorrência e valor percebido pelo cliente interferem na fixação do preço final dos produtos das microcervejarias artesanais. Ou seja, as microcervejarias, embora de forma empírica, sem grandes mecanismos de análise, acabam por considerar estas variáveis na composição final dos seus preços. Os resultados demonstram ainda que os custos de produção têm um peso significativo na elaboração dos preços de vendas destas empresas, segundo a percepção dos proprietários, seguido do valor percebido pelo cliente e por fim a concorrência.
As empresas pesquisadas estão crescendo e se destacando no cenário cervejeiro artesanal, no entanto cabem aos gestores de nível estratégico planejar e usar as variáveis custos de produção, concorrência e valor percebido pelo clientes na precificação das cervejas artesanais. Ainda, os atributos de valor percebido pelos clientes elucidados podem trazer novas percepções aos gestores e orientar seus investimentos e ações para fortalecer suas vendas e crescimento de mercado, juntamente com a analise de custos e concorrência.