Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Estratégias metacognitivas de aprendizagem autorre
Desempenho acadêmico
Discentes de Ciências Contábeis e Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Antonio Rodrigues Albuquerque Filho
Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio FIC) - Centro
2 - LUCILEILA GALDINO ALBUQUERQUE
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Pós-graduação em finanças

Reumo

A aprendizagem autorregulada conceitua-se como um conjunto de pensamentos, sentimentos e ações autogerados, que são planejados e sistematicamente adaptados às necessidades e contextos, com a finalidade de atuação sobre a própria aprendizagem e motivação do indivíduo (ZIMMERMAN; KITSANTAS, 1997). Portanto, é interessante explorar como a aprendizagem autorregulada pode ajudar um aluno a desenvolver estratégias de pensamento e promover a metacognição e as motivações para atingir os objetivos de aprendizagem (desempenho acadêmico) (GAMBO; SHAKIR, 2021).
Assim, surge a pergunta de pesquisa que orienta este estudo: Qual a influência das estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada no desempenho acadêmico dos discentes do curso de Ciências Contábeis e Administração? Nessa perspectiva, o estudo objetivou analisar a influência das estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada no desempenho acadêmico dos discentes do curso de Ciências Contábeis e Administração.
O uso de estratégias metacognitivas de aprendizagem possibilita uma melhor absorção do conhecimento e de forma subsequente, a promoção do sucesso acadêmico, o que reflete no seu desempenho acadêmico. As estratégias viabilizam o reforço ao aprendizado pois fornecem assim diversas ferramentas para a diversificação das formas de estudos, fazendo assim com que o aluno seja auto avaliativo e tenha tendência a ter melhorias no seu desempenho acadêmico (OLIVEIRA; BORUCHOVITCH; SANTOS, 2009).
Este estudo configura-se como uma pesquisa descritiva e quantitativa, realizada por meio de uma survey, com a aplicação de Análise Fatorial Exploratória e Regressão Linear Múltipla.
Os coeficientes dos construtos (avaliação, planejamento, execução e controle) apresentados na regressão foram estatisticamente significantes. O coeficiente positivo das variáveis permite inferir que as estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada dos alunos, influenciam no nível do seu desempenho, confirmando a hipótese geral deste estudo. Outrossim, destaca-se também que o curso também mostrou-se positivo e estatisticamente significantes.
A partir da regressão linear múltipla, cada um dos construtos sinalizou uma relação positiva com o desempenho acadêmico. Em outros termos, as estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada afetam positivamente o desempenho acadêmico dos discentes, confirmando a hipótese geral do estudo.
GAMBO, Yusufu; SHAKIR, Muhammad Zeeshan. Review on self-regulated learning in smart learning environment. Smart Learning Environments, v. 8, n. 1, p. 1-14, 2021. ZIMMERMAN, Barry J.; KITSANTAS, Anastasia. Developmental phases in self-regulation: Shifting from process goals to outcome goals. Journal of educational psychology, v. 89, n. 1, p. 29, 1997. OLIVEIRA, Katya Luciane de; BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 25, n. 4, p. 531-536, 2009.