Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO DE MINORIAS: As Adversidades das Empreendedoras Negras no Brasil
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

mulher empreendedora
mulher negra
adversidades e barreiras

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - HERALDO MARCIO DE AGUIAR
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra Funda
2 - VÂNIA MARIA JORGE NASSIF
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Administração
3 - Márcia Maria Garçon
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra Funda

Reumo

O empreendedorismo feito por mulheres é de enfrentamento de desafios extras devido ao gênero que implica atender aos papeis sociais esperados por uma sociedade machista e patriarcal (Nassif, Hashimoto, Borges, Falce e Lima, 2020. Empreendedoras negras enfrentam dupla ameaça de estereótipo: racial e de gênero. De acordo com Steele e Aronson (1995), a ameaça de estereótipo é uma situação psicológica social que surge quando preconceitos amplamente conhecidos sobre um grupo influenciam como um indivíduo se autocaracteriza ou se conforma com a visão mantida por outros.
As estruturas sociais e majoritárias das sociedades consolidaram um entendimento que o empreendedorismo é patrocinado por grupos majoritários tradicionais, isto é, branco e masculino. Este contexto suscitou inquietações para desenvolver este estudo teórico cujo o objetivo foi o de identificar a partir da literatura o conhecimento pertinente à realidade empreendedora, suas adversidades e comportamentos de superação de mulheres negras.
Desde os trabalhos seminais de Paixão (2003) e Davies (2009), a literatura sobre empreendedorismo negro não apresenta trabalhos específicos por gêneros. Para autores como Ferreira e Nogueira (2013), homens e mulheres negros se deparam com os mesmos e diversos obstáculos em seus negócios como, por exemplo, a capacitação para negócios limitada, excesso de burocracia e tributação e o constante medo do fracasso. Mas, são poucos os trabalhos publicados sob o tema, de acordo com a revisão bibliométrica feita por Oliveira e Pesseti (2020).
A análise da literatura apresenta as adversidades que as mulheres negras enfrentam oriundas das estruturas sociais (como os estereótipos de papeis que devem desempenhar), da desigualdade social e de renda. Há barreiras relacionas à etnia e ao gênero, além das dificuldades relacionadas ao ato de empreender em contextos de negócios e economia instável.
Embora a literatura ainda seja incipiente para tratar em profundidade o empreendedorismo por mulheres negras, fornece fortes indícios sobre como as empreendedoras desempenham o processo empreendedor enfrentando desafios múltiplos inerentes a dois grupos minoritários da sociedade. Embora esse estudo tenha suas limitações por se propor a fazer uma revisão analítica da literatura, fica evidente como esse fenômeno está inserido em um espectro de ameaças de estereótipos (Steele & Aronson, 1995) que influencia e põe em risco o negócio dessas mulheres.
Paixão, M. J. P. (2003). Destino manifesto: estudo sobre o perfil familiar, social e econômico dos empreendedores/as afro-brasileiros/as dos anos 1990. Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento. Davies, F. A. (2009). Identidades de sucesso: breve reflexão sobre os empresários negros brasileiros. Plural, Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v. 16, n. 2, pp. 75-94. Steele, C. M. and J Aronson (1995). Stereotype threat and intellectual test performance of African Americans. Journal of Personality and Social Psychology, 69(5), 797-811.