Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DO PROGRAMA 5S COMO AUXÍLIO NA OBTENÇÃO DO MEI EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Microempreendedor Individual (MEI)
Doces Artesanais
Diagrama de Ishikawa

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Samuel Borges Barbosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design (FAUeD)
2 - Gustavo Alves de Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Maria Gabriela Mendonça Peixoto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Rio Paranaíba
4 - César Neves Santa Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Rio Paranaíba
5 - Maria Cristina Angélico Mendonça
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Gestão Agroindustrial

Reumo

A produção de alimentos é um dos pilares de qualquer economia no mundo, haja vista que só as importações não são suficientes para suprir a demanda interna de um país (GOUVEIA, 2006). Devido a grande importância deste setor para economia brasileira, e focando no setor de produção de doces artesanais, este trabalho realizou uma investigação em uma indústria na região do Alto Paranaíba. Foram usadas ferramentas e conceitos da gestão da qualidade para a avaliação do ambiente de produção, com o intuito de auxiliar na categorização do produtor como Microempreendedor Individual (MEI).
A empresa pesquisada é informal, o local de produção é inapropriado, já que se encontra dentro de uma cozinha residencial, o que leva a fatores que não seguem os padrões de qualidade exigidos pela ANVISA e pelo SEBRAE, para que a proprietária possa se tornar uma MEI no setor alimentício. Foram feitos estudos, através de ferramentas da gestão da qualidade, para entender os principais problemas de higiene e segurança do ambiente de produção. Através das ferramenatas Diagrama de Causa e Efeito e da Failure Mode and Effect Analysis foi possível entender os problemas da empresa.
Analisando a a produção de doces artesanais da empresa, através de ferramentas como o Diagrama de Causa e Efeito e o FMEA, foi possível estabelecer uma situação-problema. Foi identificado que os maiores problemas da empresa estavam relacionados com os aspectos físicos do ambiente, como baixa iluminação em alguns ambientes, o calor excessivo, e ventilação inadequada. Através do FMEA foi identificado falta de higienização no ambiente de trabalho, fator chave para garantir a segurança alimentar do consumidor final. Também foi identificado a presença de animais domésticos no ambiente produtivo.
A partir dos diagnósticos obtidos foi proposto a aplicação da ferramenta 5S. O primeiro senso é utilização (seiri), que procura organizar o ambiente de trabalho. O segundo senso é ordenação (seiton), que procura mapear as ferramentas, objetos e informações. O terceiro senso é limpeza (seiso), que faz alusão ao ato de limpar as sujeiras do ambiente.O quarto senso é saúde (seiketsu), relacionado à saúde física e mental. O quinto e último senso é Autodisciplina (shitsuke), que tem como finalidade gerenciar as propostas dos sensos anteriores.
Após a coleta, análise dos dados e a aplicação das ferramentas da qualidade, foi possível apresentar melhorias no local de produção da empresa junto ao programa 5S. O empresário e os funcionários gostaram das propostas obtidas através da aplicação dos 5S, identificando melhora do ambiente de trabalho. Foi evidenciado principalmente a melhoria na organização e limpeza do ambiente. Em consequência da pandemia da COVID-19, a coleta de dados ocorreu de forma remota, sem a presença física dos pesquisadores no objeto de estudo.
Foi identificado no trabalho uma grande contribuição social para a empresa, pois foi necessário um estudo e a aplicação das ferramentas para entender melhor os problemas de higiene e segurança do trabalho no local. Com as melhorias será possível enquadrar a empresa como Microempreendedor Individual (MEI), possibilitando assim a obtenção de licenças sanitárias para a produção dos doces artesanais.