Resumo

Título do Artigo

MODELOS DE NEGÓCIO E AVALIAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL COM O FRAMEWORK INTEGRATIVO
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Palavras Chave

Modelos de negócio
Negócios sociais
Organizações híbridas

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - CLEBERSON LUIZ SANTOS DE PAULA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Belo Horizonte
2 - Humberto Elias Garcia Lopes
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Negócios sociais é um formato organizacional que busca atingir dois objetivos: sustentabilidade financeira e geração de valor socioambiental. Para atingir esses objetivos, torna-se necessária a definição de uma estratégia e implementá-la com a utilização de um modelo de negócio. A literatura contempla atualmente modelos de negócios que podem ser aplicados nos negócios sociais, mas não oferecem a possibilidade de identificar o retorno social. De acordo com Dias et al. (2016), o modelo de mensuração do retorno social parece ser um dos grandes desafios no estudo dos negócios sociais, devido às di
Negócio social pode ser definido como uma atividade empresarial que foi concebido para resolver um problema social e que seja autossustentável. Modelo de Negócio é uma representação que possibilita a uma organização definir sua arquitetura a qual favoreça a articulação de suas atividades, com o objetivo de criar, entregar e capturar valor para as partes envolvidas. Os negócios sociais devem criar, entregar e capturar valor econômico e valor social, em outras palavras, deve proporcionar retorno econômico e retorno social. Os modelos de negócios (Canvas, Canvas Social, Rcov e Impacto Social) não
Propor o desenvolvimento de um framework a partir dos modelos de negócios existentes, que possibilite a avaliação dos negócios sociais. O desenvolvimento do framework busca preencher as seguintes lacunas: a) avanço nos estudos sobre negócios sociais em relação ao modelo de mensuração de impacto social; b) modelos de negócios existentes não se preocupam ou não apresentam a mensuração do valor social na visão qualitativa e quantitativa.
A metodologia pode ser dividida em duas partes: a) estruturação da revisão de literatura com o objetivo de propor o framework integrativo; e b) aplicação do framework em uma organização social. Para a primeira parte utilizou-se a pesquisa bibliográfica que é uma técnica de coleta de dados com base em material já elaborado. Para a segunda parte, aplicação do framework, considerando que temos objetivos distintos a serem identificados e mensurados, foram utilizadas técnicas de pesquisa distintas.
Considerando os modelos de negócios revisitados (Canvas, Canvas Social, Rcov e Impacto Social), o framework integrativo apresenta uma estrutura apoiada nos componentes dos modelos revisitados, possibilitando a identificação do propósito da organização, retorno econômico e o retorno social. Após a identificação do retorno econômico e o retorno social, esses devem ser confrontados com o propósito da organização buscando identificar se foi atingindo ou não. O framework foi aplicado em um negócio social e os resultados encontrados conduzem os administradores a uma leitura completa do negócio e se
Do ponto de vista teórico, esta pesquisa apresenta uma contribuição nos estudos sobre negócios sociais em relação a mensuração do retorno social. Do ponto de vista empírico, o framework foi aplicado em uma organização social que tem como objetivo capacitar pessoas vulneráveis proporcionando oportunidades de obter renda e benefícios. Os resultados apontam a visão dos sócios em relação ao propósito, geração de valor e impacto social. Por meio das informações gerenciais e pesquisa aplicada aos indivíduos impactados foi possível identificar a visão realizada. Os resultados permitem uma leitura com