Resumo

Título do Artigo

OS IMPACTOS DAS NOVAS COMPETÊNCIAS DO PROCESSO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Competências
Formação Docente
Professor Universitário

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Educação a Distância, E-learning e B-Learning: pessoas, projetos e tecnologias

Autores

Nome
1 - João Paulo Dias Da Silva Munck
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Udesc Esag
2 - Heloisa Porto Soares
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - esag

Reumo

Conhecer o impacto das novas competências no processo pedagógico do professor universitário é de grande relevância para que possamos compreender melhor as demandas que os professores de ensino superior vêm encontrando em função da globalização tecnológica e do impacto que elas têm no processo de ensino e aprendizagem e na promoção de uma entrega de qualidade que esteja alinhada ao mercado atual. O letramento digital é um fator importante. As tecnologias vêm sendo inseridas paulatinamente no ambiente de educação e nos últimos meses, com a pandemia de Coronavírus, esse processo foi acelerado.
Levanta-se a hipótese o fato de muitas Instituições de Ensino não perceberem a importância da preparação dos docentes, entendendo que as novas competências que o mercado está impondo e seus respectivos avanços tecnológicos, estão sendo necessários para obtenção de melhores resultados nos processos de ensino e obtenção de maiores rendimentos em sala de aula por existir perfis diferentes de alunos no ensino superior.
Sendo assim, o que concentra a mobilização deste estudo é a condição de como se configuram as novas competências e seus impactos no processo pedagógico do professor universitário, a partir do que seja manifesto pela perspectiva de professores de ensino superior. Desta forma, o objetivo geral deste estudo é conhecer as novas competências e suas influências no processo pedagógico do professor universitário. Como objetivos específicos destaca-se compreender: (i) as competências e seus impactos no processo de ensino; (ii) mercado de trabalho: perspectivas da preparação e desenvolvimento de docent
Conhecer o impacto das novas competências no processo pedagógico do professor universitário é de grande relevância para que possamos compreender melhor as demandas que os professores de ensino superior vêm encontrando em função da globalização tecnológica e do impacto que elas têm no processo de ensino e aprendizagem e na promoção de uma entrega de qualidade que esteja alinhada ao mercado atual.
Diante de toda a pesquisa que foi realizada sobre os impactos das novas competências do processo pedagógico do professor universitário, conseguimos responder a questão problema de nosso trabalho. Ao se questionar: Como se configuram as opiniões e estimativas sobre as novas competências e seus impactos no processo pedagógico do professor universitário, a partir do que seja manifesto pela perspectiva de professores de ensino superior? Podemos dizer que, a resposta partindo da hipótese que muitas Instituições de Ensino não perceberem a importância da preparação dos docentes, entendendo que as nov
ARAÚJO, Antônio de Pádua; ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão de; SILVA, Leilianne Michelle Trindade da. Mercado de trabalho e gestão de pessoas: mudanças e desafios. In: ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão de; LEITE, Nildes Pitombo (Orgs.). Gestão de pessoas: perspectivas estratégicas. São Paulo: Atlas, 2009. AUMENTA o número de matriculados em curso superior a distancia. Educa Mais Brasil. https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/aumenta-o-numero-de- matriculados-em-curso-superior-a-distancia. Acesso em 10/12/2020. BERAZA, Miguel. A. Zalbaza. Uma nova didáctica para o ensino universitário: r