Resumo

Título do Artigo

POR QUE OS EMPREENDEDORES FALHAM? UM ESTUDO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS QUE LEVAM OS EMPREENDEDORES AO FRACASSO
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Palavras Chave

empreendedor
falhas
comportamento empreendedor

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Juliane da Costa Evangelista
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
2 - VÂNIA MARIA JORGE NASSIF
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Administração
3 - Eloisa Elena Ramos Dias Shinohara
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro

Reumo

A mortalidade empresarial afeta o desenvolvimento contínuo da economia e da sociedade. Em geral, o fracasso empresarial é vinculado a descontinuidade de um negócio, ocasionado por falhas do empreendedor e suas atitudes, frente a diferentes contextos, como crises, mudanças fortes e rápidas de clientes, mudança de legislação, entre outros. O fracasso pode gerar uma fonte valiosa de aprendizado evitando que as falhas ocorram novamente.
Este cenário fomentou a seguinte questão de pesquisa: Por que os empreendedores falham? O objetivo é identificar as principais causas que levam os empreendedores a falharem; levantar quais são as características comportamentais que contribuem para que as falhas ocorram; compreender as dificuldades encontradas pelo empreendedor e analisar como isso afeta a vida e o emocional do empreendedor; identificar características comportamentais importantes para o processo de superação das falhas.
As características comportamentais do indivíduo influenciam no seu comportamento empreendedor diante de seu negócio, influenciando no sucesso ou fracasso de seu empreendimento (Minello & Sherer 2012), uma vez que o empreendedor é responsável pela tomada de decisão (Shepherd e Cardon, 2009). As perdas com os insucessos afetam não somente aspectos econômicos como também acarretam perdas pessoais, requerendo atenção pelo dano que podem causar (Mrtvi et al., 2012), tendo consequências dolorosas e prejudiciais em suas vidas profissionais e privadas (Klimas et. al. 2021).
O estudo concentrou-se em uma pesquisa do tipo exploratória e qualitativa. Os participantes da pesquisa foram selecionados por conveniência e tipicidade, sendo selecionados 6 empreendedores de diferentes mercados, os critérios de inclusão foram: ser empreendedor, de qualquer gênero, pertencente a qualquer faixa etária, que experimentaram o fracasso em algum momento de sua trajetória, mas continuam no cenário do empreendedorismo. Para tal estudo, utilizou-se o método de análise de conteúdo que, segundo Bardin (2016), é um conjunto de técnicas de análise das comunicações.
Os resultados demonstraram que as características comportamentais do empreendedor, possuem relação direta com as falhas e com a tomada de decisão frente as adversidades, podendo ainda influenciar no processo de aprendizado e superação das falhas. Os dados revelaram que a característica comportamental empreendedora, mais lembrada foi a persistência, sendo citada por todos os entrevistados, nas categorias envolvendo as características comportamentais empreendedoras, e estão diretamente ligadas ao emocional que é fator determinante para permanecerem no empreendedorismo e superar as falhas.
O estudo demonstrou a relação do comportamento empreendedor com a falha dos empreendedores na condução de seus negócios. As falhas podem ter consequências emocionais e afetivas negativas ao empreendedor, fazendo com que muitas vezes não consiga superar as adversidades e as falhas durante o percurso, resultando na mortalidade das empresas. O fator emocional foi considerado determinante para o aprendizado e a superação diante das falhas.
Minello, I. F., Alves, L. D. C., & Scherer, L. A. (2012). Fatores que levam ao insucesso empresarial: Uma perspectiva de empreendedores que vivenciaram o fracasso. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 10(1), 19–31. https://doi.org/10.4013/base.2013.101.02 Shepherd, D. A., & Cardon, M. S. (2009). Negative Emotional Reactions to Project Failure and the Self-Compassion to Learn from the Experience. Journal of Management Studies, 46(6), 923–949. https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.2009.00821.x