Resumo

Título do Artigo

PAPÉIS DO GESTOR EM EMPRESAS ORIENTADAS A PROJETOS E A PANDEMIA DA COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Papéis do gestor
Gestão de equipes na pandemia
Home Office

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de gestão: do tradicional às competências

Autores

Nome
1 - Maria Lucia Granja Coutinho
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Reumo

Em março de 2020, no início das restrições no Brasil, mais da metade da população brasileira, em torno de 60%, estava em isolamento social (IBGE, 2020), quando apenas os serviços essenciais estavam funcionando e os de entregas em domicílio. Essa crise que o mundo enfrenta há mais de um ano exigiu das instituições pública e privada reação imediata para tratar de problemas nunca imaginados. Manter o negócio funcionando, não demitir os empregados, continuar produzindo e fornecendo os serviços essenciais, assim como adaptar qualquer empresa ao “novo normal”.
Com o objetivo de apresentar os principais estudos sobre os papéis do gestor em empresas orientadas a projeto, o referencial teórico, deste artigo, trata dos conceitos desenvolvidos por Mintzberg (2010) e outros autores apresentados com o propósito de descrever as principais linhas de pensamento dos estudos sobre o desempenho do papel de gestor na literatura acadêmica e compreender como o gestor pode responder às atuais transformações das práticas de gestão durante a pandemia da Covid-19.
Para entender a natureza multifacetada e multinível do trabalho do executivo, o gestor está no centro, tendo ao redor as demais áreas, também chamada pelo autor de “na direção do resto da organização” (Mintzberg, 2010, p. 60), e o ambiente externo formado pelos clientes, fornecedores e parceiros. O modelo de gestão, é a proposta de Mintzberg (2010) oferece uma visão atualizada no sentido de ajudar a entender o que o gerente faz e as competências envolvidas nas atividades executadas no atual contexto corporativo.
os participantes da pesquisa têm mais de quatro subordinados e estão há pelo menos dois anos na empresa. As entrevistas foram realizadas, nos meses de março e abril de 2021, por telefone e videoconferência, com duração média de 60 minutos, e o uso dos aplicativos Zoom e Google Meet, devido a impossibilidade de fazer de forma presencial respeitando o isolamento social. Utilizou-se questionário semiestruturado para a condução das conversas (Malhotra, 2001). As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas com o uso da técnica de análise de conteúdo por meio do software ATLAS.ti.
Em relação ao plano das informações há papéis que o gestor desempenha, tais como: monitoramento, centro nervoso interno e externo, controle por meio da tomada de decisão, porta-voz e disseminação (Mintzberg, 2010). Nos depoimentos foi possível detectar que Eduardo, por ser gestor de equipe que trabalha em home office, já tinha como prática o monitoramento das informações por meio de relatórios, planilhas e cronograma de acompanhamento dos projetos. Sua atuação como centro nervoso também pode ser descrita pela necessidade de estar sempre muito bem informado sobre o andamento dos projetos.
O objetivo deste artigo foi compreender os papéis dos gestores em empresas orientadas a projetos desde o início do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Observa-se que no plano das informações houve maior atuação, por parte dos entrevistados, nos papéis de monitoramento das equipes de projetos e o acompanhamento frequente, tanto para controlar as entregas e resultados como para cuidar da saúde física e mental das pessoas em isolamento social. Nota-se a preocupação em ser o centro nervoso interno e externo, exigindo um olhar atento para estar atualizado com o que está acontecen
Gareis, R. & Huemann, M. (2000). Project Management Competences in the Project-oriented Organisation. The Grover Handbook of Project Management. Grove, A. S. (1983). High Output Management. New York: Vintage Books. Hobday, M. (2000) The Project-based Organisation: an ideal form for managing complex products and systems? Research Policy, 29, p. 871-893. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil. Recuperado de https://covid19.ibge.gov.br/. Kotter, J. (1986). The General Manager. New York: Free Press London: Collier Macmillan.