Resumo

Título do Artigo

ESCOLHA POR DESTINOS TURÍSTICOS: uma revisão sistemática sobre o processo de tomada de decisão
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Palavras Chave

tomada de decisão
destinos turísticos
comportamento do consumidor

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Danielle Eloiza Platen
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG Florianópolis
2 - Aline Regina Santos
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG

Reumo

Estudos sobre tomada de decisão em destinos turísticos são crescentes, se considerarmos a evolução nas publicações. Contudo, devido à alta competitividade no setor e as particularidades de perfis de turistas, compreender sobre o processo de tomada de decisão e suas variáveis de influências são importantes devido as mudanças no comportamento do consumidor. Esta revisão na literatura, buscou explorar lacunas, teorias, influências e modelos de tomada de decisão existentes para que estudos futuros possam ampliar o conhecimento sobre tomada de decisão em destinos turísticos.
Percebendo que turistas escolhem destinos turísticos sofrendo influências de diversos fatores e considerando a ausência de estudos que contemplem todas as variáveis e um modelo específico sobre o processo de tomada de decisão no setor turístico, este estudo traz como pergunta de pesquisa: “quais os modelos de tomada de decisão em destinos turísticos existentes na literatura?”. Tendo como objetivo permitir a descrição do estado da arte no tema, bem como identificar possíveis lacunas de pesquisa, teóricas e/ou metodológicas.
Atualmente o consumidor é mais exigente, informado e independente no processo de compra. Para Swarbrooke e Horner (2007), a tomada de decisão em turismo é complexa e influenciada por fatores internos e externos. Uysal, et al. (2008), considera esses fatores sendo: necessidades internas (push); necessidades externas (pull); características da viagem e as experiências dos turistas em suas viagens. Ainda assim, segundo Gunn (1980) os destinos turísticos precisam criar conexão, despertar necessidade e desejos ao público. Com base nesses fatores, turistas tomam suas decisões de viagens.
Esta revisão contemplou 62 artigos que tiveram como temática tomada de decisão em destinos turísticos. Observou-se que estudos sobre tomada de decisão tiveram um crescimento gradual, sendo que entre os artigos desta revisão a autora Olimpia Ban foi a quem mais escreveu sobre a temática. Com relação aos autores mais referenciados nos artigos, Sirakaya e Woodside (2005), Crompton (1979) e Baloglu e McCleary (1999) foram destaques. No levantamento, identificou-se 14 fatores influentes, cinco modelos de tomada de decisão e duas teorias relevantes para entendimento do processo de tomada de decisão.
Neste estudo foi possível identificar como os autores vem construindo o conhecimento sobre o processo de tomada de decisão em destinos turísticos. Como resultado, percebeu-se que poucos modelos existentes englobam a complexidade da temática e que variáveis como imagem, busca de informações, emoções, riscos e incertezas, influências do grupo e o papel das mídias sociais são as mais frequentes nos artigos. Além disso, a teoria de Crompton (1979) foi bastante conceituada nos estudos, assim como o modelo desenvolvido por Sirakaya e Woodside (2005).
ADEL (2020). AJZEN (1987). AL-KWIFI (2015). ARSLAN; YILMAZ; BOZ (2018). BAGOZZI; GOPINATH; NYER (1999). BALOGLU; MCCLEARY (1999). BAN; BAN (2012). BAN (2011). BAN (2010). BUHALIS (2000). CHI;QU (2008). CHURCHILL; PETER (2005). COBRA (2006). COELHO (2015). CROMPTON (1979). CROUCH; RITCHIE (1999). DJERI (2014). DO et al. (2016). ECHTNER; RITCHIE (1993); ENGEL; BLACKWELL; MINIARD (2000). EZEBILO (2014). GALLARZA; SAURA; GARCIA (2002); GARCIA et al. (2015). GONÇALVES et al. (2011). GOVERS; GO (2004). GUNN (1980). GUTIÉRREZ (2005). HAMANI (2018). HERINGTON; MERRILEES; WILKINS (2013).