Resumo

Título do Artigo

ANTECEDENTES INFLUENCIADORES DA ACCOUNTABILITY APLICADOS AO SETOR PÚBLICO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Antecedentes
accountability
setor público

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - GILDO RODRIGUES DA SILVA
FUCAPE Business School - Vitória/ES
2 - Diego Rodrigues Boente
FUCAPE Business School - Vitória

Reumo

Pesquisas sobre accountability vem ganhando notoriedade no cenário internacional, dado a sua importância estratégica para as organizações, sejam do setor privado ou público, no que tange ao modus operandi dos indivíduos no ambiente de trabalho (Mansouri & Rowney, 2014; Romzek et al., 2015; Pearson & Sutherland, 2017).
Quais são os antecedentes da accountability que influenciam o comportamento dos indivíduos e o desempenho das organizações do setor público? A proposta desta pesquisa é analisar os fatores antecedentes da accountability percebidos que afetam o comportamento dos indivíduos e o desempenho das organizações do setor público, e as inter-relações existentes dentro de um mesmo sistema de accountability, elaborando, inclusive, um sistema de accountability.
Várias definições de accountability que a consideram um fenômeno incerto, variável, em constante evolução, e de complicada compreensão que de fato não ajudam o seu entendimento, pelo contrário torna-se um desafio implementar e medir a sua eficácia (Bovens, 2007; Pinho & Sacramento, 2009; Willems & Van Dooren, 2011; Mckernan, 2012; Mansouri & Rowney, 2014; Pearson & Sutherland, 2017). Por sua vez, dada essa complexidade, meios de accountability podem ocorrer no seu desenvolvimento, variando-se de organização para organização, seja do setor privado ou público (Pearson & Sutherland, 2017).
A pesquisa é do tipo quali-quanti, descritiva e utilizou dados primários coletados através de um questionário direcionado aos servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF). Utilizou-se a teoria institucional como base e os programas estatísticos Rstudio e Stata com uma abordagem voltada para a escala Likert, sendo os dados validados através de testes de esfericidade de Barlett e Alpha de Cronbach. Além de serem calculados as estatísticas descritivas, médias e desvio padrão, das variáveis da pesquisa.
Os resultados foram a identificação de cinco fatores antecedentes principais, valores organizacionais, indivíduo, clareza de funções, estrutura da organização e diretores, necessários para assegurar a accountability de um indivíduo que são executados em conjunto através de cinco mecanismos que impulsionam a accountability, e o desenvolvimento de forma inédita de um sistema de accountability aplicado às organizações públicas educacionais.
O modelo proposto mostra a interdependência dos fatores antecedentes da accountability e seu funcionamento, a fim de permitir que as organizações públicas possam atingir maiores níveis de accountability. Espera-se com a pesquisa, auxiliar os governos e os gestores das instituições públicas na busca de uma accountability que permita um melhor desempenho das organizações do setor público.
Bourne, H., Jenkins, M., & Parry, E. (2019). Mapping espoused organizational values. Journal of Business Ethics, 159(1), 133-148. Hall, A. T., Frink, D. D., & Buckley, M. R. (2017). An accountability account: A review and synthesis of the theoretical and empirical research on felt accountability. Journal of Organizational Behavior, 38(2), 204-224. Pearson, H., & Sutherland, M. (2017). The complexity of the antecedents influencing accountability in organisations. European Business Review.