Resumo

Título do Artigo

MODELO MULTICRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO PARA APOIAR DECISÕES DE INVESTIMENTOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Avaliação de Desempenho Econômico-financeiro
Decisões de Investimentos
Apoio Multicritério a Decisão

Área

Finanças

Tema

Decisões de Investimento Empresarial

Autores

Nome
1 - Rosilania Silva de Queiroz
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Campus Mossoró
2 - Renan Felinto de Farias Aires
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Miriam Karla Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró

Reumo

O setor bancário desempenha papel relevante para a economia de cada país, sofrendo forte influência de inúmeros fatores externos. Essas instituições diversificaram sua carteira de negócios, ofertando ações no mercado de investimentos. No entanto, essa escolha é vista como desafiadora, pois é necessário fazer uma análise global da eficiência da organização. Os investidores passaram então a estudar grande quantidade de dados por meio dos indicadores econômico-financeiros, visando à sumarização dos dados operacionais e financeiros, tornando-se tarefa de extrema complexidade.
Este estudo objetiva propor um modelo multicritério de avaliação do desempenho econômico-financeiro dos principais bancos listados na Bolsa de Valores Brasileira (B3) por meio da integração de indicadores contábeis para apoiar decisões de investimentos.
Os investidores possuem acesso às informações básicas para o processo de decisão de investimentos, como os relatórios financeiros da empresa. O estudo desses dados auxiliará na escolha de uma instituição financeiramente sólida para estes canalizarem seus recursos. Assim, a combinação de indicadores econômico-financeiros possibilitará conhecimento que dará suporte na escolha do melhor investimento. Ante a isso, os métodos multicritério permitem uma integração de tais indicadores no intuito de possibilitar uma visão global da organização.
A amostra é composta por 8 bancos (alternativas) que possuem ações negociadas na B3 e que estão classificados nos segmentos de Novo Mercado, Nível 1 e 2. Foram definidos 12 critérios (indicadores econômico-financeiros) para aplicação, baseados nos estudos de Marion (2019), Assaf Neto (2020) e Gupta et al. (2020). O período de análise corresponde aos exercícios de 2016 a 2020. O método multicritério utilizado foi o Interval-Valued TOPSIS. Para definição dos pesos foi utilizado o Swing Weights Procedure, por meio de entrevistas com dois especialistas da área de investimentos.
Observou-se que o BTG Pactual é classificado como o melhor banco para se investir, seguido do Pine e Modal. Do ponto de vista negativo, o BMG é considerado a pior instituição. Nos indicadores de liquidez/solvência, o BTG Pactual obteve os melhores resultados no C1 e C2, mas possuía o pior resultado no C5. Nos indicadores de capital, o BMG alcançou o melhor resultado no C6 e obteve o pior resultado no C7. O Mercantil atingiu a melhor pontuação no C7, enquanto o BTG Pactual no C8 e o Pine no C9. Na categoria rentabilidade, o BTG Pactual atingiu os melhores resultados em todos os indicadores.
Por meios dos resultados foi elaborado um ranking de alternativas, permitindo que os investidores conseguissem identificar a melhor instituição a canalizarem seus investimentos. Assim, a melhor instituição para se negociar ações, baseado em suas informações financeiras, seria o banco BTG Pactual, seguido dos bancos Pine e Modal. Já as instituições que se classificaram do ponto de vista negativo foram os bancos Inter e BMG. Os resultados demonstraram a necessidade de acompanhamento contínuo dos indicadores financeiros por sofrerem constantes alterações dentro do segmento bancário.
ALMEIDA, A. T.; CAVALCANTE; C. A. V.; ALENCAR, M. H.; FERREIRA, R. J. P.; ALMEIDA-FILHO, A. T.; GARCEZ, T. V. Multicriteria and multiobjective models for risk, reliability and maintenance decision analysis. International Series in Operations Research & Management Science. Springer: New York, 2015. ASSAF NETO, A. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2020. GUPTA, S.; MATHEW, M.; GUPTA, S.; DAWAR, V. Benchmarking the private sector banks in Índia using MCDM approach. Journal of Public Affairs, 2020.