Resumo

Título do Artigo

Rivalidade e dinâmica competitiva entre veteranas montadoras de automóveis concorrentes no Brasil: General Motors, Volkswagen e Fiat
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Palavras Chave

Estratégias Competitivas
Análise dos Concorrentes
Dinâmica Competitiva

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Beatriz Basilio Frare
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (PUC-CAMPINAS) - campus 1
2 - Juan Arturo Castañeda-Ayarza
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (PUC-CAMPINAS) - CEA

Reumo

O setor automotivo tem importante participação na estrutura industrial mundial e no Brasil representa quase 22% do PIB indusrial. Entre 2000 e 2005, o Brasil teve um dos maiores crescimentos da produção industrial entre os 64 países que, juntos, responderam por 92% da produção mundial. Nesse mesmo período, a indústria nacional cresceu 3,1% ao ano, enquanto a produção industrial global evoluiu 2,3% ao ano.
Fatores da competitividade de uma firma são sistêmicos (não controláveis pela firma), estruturais (podem ou não ser controlados pela firma) e internos (controláveis pela firma). A indústria automobilística mundial, incluindo o Brasil, é exemplo de firmas que se transformaram acompanhando as mudanças e exigências econômicas de um mercado mais competitivo. A estratégia de expansão da indústria automobilística desde o início dos anos 90 significou em investimentos diretos para países e regiões em desenvolvimento. Deslocou-se a produção e elevou-se a participação no mercado.
A produção em países emergentes com melhor infraestrutura e maior capacitação tecnológica possibilitou o atendimento de mercados nacioanis e regionais. No Brasil a chegada de montadoras, investimentos para modernizar o parque industrial, adaptação a exigências dos consumidores, a criação do Mercosul, entre outros pontos, redirecionaram as perspectivas do mercado automobilístico nacional. Isso permitiu o desenvolvimento de um setor concorrencial, dinâmico e competitivo. Assim, o objetivo foi caracterizar e discutir a dinâmica competitiva de três importantes montadoras de automóveis no Brasil.
A pesquisa considerou dados secundários de acesso público, coletados por meio de pesquisa documental sobre as montadoras General Motors, Wolkswagen e Fiat. Os dados sobre cada montadora foram organizados e tratados com base em três tipos de análises qualitativas: análise de concorrentes, rivalidade, e dinâmica competitiva.
Os resultados mostram o perfil da empresa, as rezões pelas quais são concorrentes diretos, os tipos de estratégias utilizadas e a dinâmica competitiva das montadoras General Motors, Wolkswagen e Fiat. Pode-se destacar a presença de estratégias que focam no cuto e na diferenciação, refletindo-se nos preços, na segmentação, na quantidade de modelos de produtos e na inserção da tecnologia.
Este estudo permitiu melhorar a compeensão da dinâmica competitiva em um setor economico crescente e relevante no Brasil. A caracterização e identificação das ações estratégias das empresas evidencia a importância dos estudos estratégicos para tomadores de decisão do setor público e privado. Políticas de incentivo, controle e fiscalização são possíveis de serem aplicadas quando se conhece as estratégias e a dinâmica competitiva das empresas. Para as empresas do setor, monitorar e traduzir o ambiente concorrencial são fundamentais para melhorar a postura estratégica competitiva.