Resumo

Título do Artigo

Utilização da borra de café em compostagem:uma proposta de framework teórico
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Café
Compostagem
Economia Circular

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Sérgio Almeida Migowski
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - Canoas
2 - Jaqueline Rodrigues
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - Campus Canoas
3 - Marcelo Luiz Pereira
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - Canoas
4 - Priscila Wachs
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - Campus Canoas

Reumo

O meio ambiente sempre foi a fonte para o ser humano se desenvolver e se manter desde a antiguidade. E, apesar de os recursos naturais serem limitados, o avanço da ocupação humana vem trazendo desequilíbrio ao meio ambiente. Os indivíduos consomem cada vez mais, fazendo com que as indústrias utilizem mais recursos, com reflexos no aumento da geração de resíduos (DIAS, 2019). Por outro lado, parte da sociedade vem ampliando sua conscientização ambiental ao longo da segunda metade do século XX, desencadeando um grande número de normas e regulamentos internacionais.
Diante dos danos ambientais causados pelo descarte indevido de resíduos diversos, o presente estudo objetiva apresentar um framework teórico, baseado na economia circular, que auxilie no aproveitamento da borra de café como base da compostagem para a geração de adubo em hortas localizadas em comunidades carentes. Como se trata de um resíduo gerado diariamente por residências e empresas, poderá servir, como projeto-piloto, para o aproveitamento de outros resíduos, cujo potencial de aproveitamento possa estar sendo ignorado pelos diversos atores.
Para a realização da pesquisa bibliográfica, foram analisados estudos que tratavam de resíduos de café, compostagem, sustentabilidade, logística reversa e economia circular Uma breve discussão dos principais conceitos foi usada para apoiar o framework teórico como instrumento capaz de auxiliar na implementação de uma cadeia de atores que colaborem para a utilização da borra de café como base para a compostagem e geração de adubo e, por consequência, na mitigação de seu descarte em aterros sanitários
Tendo como base os princípios da economia circular, foi elaborado o framework teórico (Figura 1) que auxilia na criação das condições para a correta segregação da borra de café pelos diversos atores envolvidos na sua geração. Por isso, com base no princípio 1, possibilita-se o uso mais prolongado dos materiais gerados, mitigando, inclusive seu descarte em aterros sanitários, o que acaba por atender ao princípio 3 que visa a otimização econômica do resíduo. Sobretudo, atende-se ao princípio 6, ao envolver a mudança da atitude dos consumidores em relação ao descarte.
Ao propor o framework teórico, espera-se criar as condições, para que a borra de café deixe de ser desprezada em aterros sanitários, passando por um processo de compostagem, o que auxilia em sua transformação para adubo. A mitigação das diversas barreiras que podem dificultar a segregação correta e sua doação para coletores de descartáveis e cooperativas de reciclagem poderá implicar na melhoria da qualidade de vida de comunidades carentes, tanto pela possibilidade de geração de renda, mas principalmente pela possibilidade de aumentar a sua segurança alimentar.
ADLMAIER; SELLITTO. 2007 AZEVEDO.2015 BALLESTEROS; TEIXEIRA; MUSSATTO.2014 BATTINI; BOGATAJ; CHOUDHARY.2017 BEHLING et al.2011 BERNON; TJAHJONO; RIPANTI.2018 BRAGA JÚNIOR et al.2020 CAMPOS-VEGA et al.2015 COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB). 2020 COUTO; LANGE. 2017 DELBONO. 2016 DIAS. 2019. DIMITROVA; GALLUCCI. 2017. ESPOSITO; TSE; SOUFANI. 2018. GARCIA; KISSIMOTO. 2017. GECHEVSKI et al. 2016. GONÇALVES-DIAS; TEODÓSIO. 2006. GOVINDAN; HASANAGIC.2018. GOVINDAN; SOLEIMANI; KANNAN. 2015 HAMERSCHMIDT; OLIVEIRA. 2014. ILIĆ; NIKOLIĆ. 2016. JACOBI. 2006. JOSE; CINTRA. 2017 JUNG et al. 2016