Resumo

Título do Artigo

CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Características do professor ideal
Desempenho acadêmico
Discentes de Ciências Contábeis e Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Antonio Rodrigues Albuquerque Filho
Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio FIC) - Centro
2 - LUCILEILA GALDINO ALBUQUERQUE
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Pós-graduação em finanças

Reumo

As características que envolvem o ensino-aprendizagem são as que mais se relacionam com um bom professor, pois são vários os fatores que afetam a relação entre os construtos, tais como as condições de trabalho dos docentes, a estrutura da instituição de ensino, os recursos disponíveis e as condições sociais dos discentes. Ademais, conforme destacado por Mazzioni (2013), o professor é o gente que possui responsabilidades de promover estratégias que possibilitem a motivação e interação dos alunos com os conteúdos ministrados.
Qual a relação entre as características do professor ideal e o desempenho acadêmico dos discentes de contabilidade e administração de uma Instituição de |Ensino Superior (IES) de Fortaleza/CE? Nessa perspectiva, o estudo objetivou analisar a relação entre as características do professor ideal e o desempenho acadêmico dos discentes de contabilidade e administração de uma IES de Fortaleza/CE.
As características que envolvem o ensino-aprendizagem são as que mais se relacionam com um bom professor, pois são vários os fatores que afetam a relação entre os construtos, tais como as condições de trabalho dos docentes, a estrutura da instituição de ensino, os recursos disponíveis e as condições sociais dos discentes. Ademais, conforme destacado por Santos et al. (2020), o professor é o gente que possui responsabilidades de promover estratégias que possibilitem a motivação e interação dos alunos com os conteúdos ministrados, com impactos subsequentes em seu desempenho acadêmico.
Este estudo pode ser caracterizado por uma pesquisa descritiva e quantitativa, realizada por meio de uma survey, com a aplicação de estatística descritiva, análise fatorial confirmatória, correlação e Regressão Linear Múltipla.
Todos os construtos que representam as características do professor, com exceção dos atributos pessoais, apresentaram significância estatística. O sinal positivo permite inferir que as características do professor são relevantes da promoção de maior desempenho dos discentes, ou seja, quando o professor domina e conhece o conteúdo, planeja, incentiva e interage com os discentes assim como, incrementa as aulas com utilização de tecnologia, a probabilidade é que os alunos passem a apresentar um maior desempenho acadêmico. Assim confirma-se a hipótese geral do estudo.
A partir desses construtos formados, foi identificado que as características mais evidenciadas pelos professores na concepção dos discentes foram: o professor (a) precisa ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, ter domínio do conteúdo que está ensinando, preparar bem o material utilizado nas aulas, ser amigável, atencioso e desafiador com os alunos, mas também transmitir entusiasmo, utilizar recursos como vídeos, internet e apresentar tom de voz agradável e asseado. Tais construtos possibilitam o aumento do desempenho acadêmico dos discentes.
Mazzioni, S. (2013). As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, 2(1), 93-109. Santos, M. J. D. C., Vilhena, E. M. D. S. R., Antonelli, R. A., & Meurer, A. M. (2020). Desempenho acadêmico e características sociodemográficas, comportamentais, psicológicas e de formação docente: análise de alunos portugueses da área de negócios. Contabilidade Vista & Revista, 31(2), 111-129.