Resumo

Título do Artigo

Dos Estudos Baseados na Prática para uma Aprendizagem Baseada em Competências: as Concepções dos Estudantes do Ensino Básico quanto à Metodologia “Caso de Ensino Inspiracional"
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Estudos Baseados na Prática
Ensino
Aprendizagem na Prática

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
2 - Rodrigo Guimarães Motta
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - São Paulo

Reumo

Percebe-se uma lacuna no ensino formal entre o que se aprende “nos bancos acadêmicos” e o que se aplica na “vida real” do trabalho. Nessa direção, muitas são as iniciativas educativas para conferir sentido às aprendizagens dos estudantes, colocando-os como protagonistas do seu próprio aprendizado por meio de estratégias que tornem a aprendizagem contextualizada e desafiadora a partir de problematizações reais. A reflexão aqui proposta parte da epistemologia da prática para explorar essa lacuna, examinando uma metodologia de ensino e aprendizagem, o Caso de Ensino Inspiracional
O objetivo da pesquisa está em verificar a percepção dos 654 estudantes de uma escola técnica do Ensino Básico quanto a eficácia e as vantagens do processo de ensino e aprendizagem por meio do Caso de Ensino Inspiracional, a partir de quatro categorias extraídas da literatura: (i) aprendizagem prática; (ii) teorias subordinadas à prática; (iii) desafio interessante; e (iv) engajamento. A problemática passa por responder como os alunos percebem a aprendizagem a partir dessa abordagem metodológica.
O artigo se fundamenta na epistemologia da prática, a partir dos estudos baseados na prática (GHERARDI; STRATI, 2014) que propõem que o conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento de competências nas organizações, passam por uma aprendizagem calcada na prática (DURANTE, et. al., 2019). Coloca-se a prática enquanto lugar da aprendizagem organizacional (LOHMAN, 2000; SOUZA-SILVA; DAVEL, 2007), trazendo da literatura quatro categorias que norteiam uma aprendizagem efetiva (Gherardi; Strati, 2014; Motta; Corá, 2019; Aur, 2015; Kuller; Rodrigo, 2012; Alberton; Silva, 2018; Bacih; Morin, 2018)
Adota-se uma abordagem de pesquisa qualitativa com reflexões teóricas, apoiando-se no método do Estudo de Caso (CESAR, 2005; YIN, 2002) para compreender, a partir da metodologia Caso de Ensino Inspiracional, de que maneira essa iniciativa permite uma articulação da prática com o desenvolvimento de competências e, ainda, como contribui para a aprendizagem, na percepção dos alunos. A investigação junto aos alunos apoia-se em uma pesquisa mista a partir de questionário do Survey Monkey.
Os resultados demonstram que, na percepção dos alunos, a prática ganha relevância e protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Há efetiva prioridade da prática ante a teoria para mobilizar saberes e despertar seu interesse além da robustez do desafio que, articulado com a realidade, culmina no engajamento necessário nas aulas (de acordo com as quatro categorias analisadas: aprendizagem prática; teorias subordinadas à prática; desafio interessante; e engajamento). Percebe-se a importância do elo entre o cotidiano da gestão do negócio com o objetivo do ensino: o aprender a ser gestor.
Resta evidenciado, na literatura e na pesquisa com os alunos, que aprender pressupõe um “saber fazer”, ou seja, requer prática e contextualização. Esta é a proposta do Caso de Ensino, que, ao propor um desafio de negócio real, incentiva o aluno a mobilizar saberes, capacidades e atitudes para, ao enfrentar situações e encontrar soluções, desenvolva as competências necessárias para o trabalho e para a vida.
ALBERTON; SILVA, 2018 ARAUJO; DAVEL, 2018 AUR, 20015 BACICH; MORAN, 2018 BENDER, 2014 BISPO, 2013 CESAR, 2005 CRESWELL, CRESWELL, 2021 DAVID, 2008 DEWEY, 1933 DURANTE, 2019 GHERARDI, STRATI, 2014 GUIMARÃES, 2002 GUIMARÃES, LIMA, 2016 KULLER; RODRIGO, 2012 LOHMAN, 2000 MOTTA; CORÁ, 2019 MOTTA et al, 2019 PERRENOUD, 1999 ROCHA, 2021 SCHATZKI, 2012 SOUZA-SILVA; DAVEL, 2007 VENTURA, 2007 YIN, 2002