Resumo

Título do Artigo

Abordagens Emic-Etic-Emic como metodologia de pesquisa: análise de sua aplicação em uma tese de doutorado em Hospitalidade
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Palavras Chave

Hospitalidade
Método de Pesquisa
Organizações

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Vanuza Bastos Rodrigues
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Unidade 5
2 - Elizabeth Kyoko Wada
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - PPG em Hospitalidade

Reumo

Este estudo tem a sua origem na provocação do professor Jafar Jafari na 7th Advances in Tourism Marketing (ATMC) Conference, realizada em 2017, Casablanca, Marrocos. Em seu discurso, a reflexão sobre o tema da conferência “A Arte de Viver Juntos” questionou sobre a maneira que as pesquisas acadêmicas estavam sendo desenvolvidas, como os seus resultados contribuíam para o crescimento social e econômico das populações estudadas e se elas contemplavam a cultura local. Estes questionamentos impulsionaram os debates entre os pesquisadores do turismo, dos negócios e da hospitalidade.
A metodologia Emic-Etic-Emic suporta pesquisas acadêmicas em Hospitalidade que privilegiam a cultural local, trazendo à tona aspectos que podem direcionar as relações entre organizações e stakeholders em processos de gestão? Por objetivo, analisar a metodologia Emic-Etic-Emic que foi utilizada no desenvolvimento de em uma pesquisa acadêmica que procurou responder à problemática e aos objetivos propostos da tese analisada e, a partir dessa análise, oferecer uma resposta à preocupação do professor Jafar Jafari sobre o desenvolvimento das pesquisas e o respeito à cultura dos sujeitos do estudo.
Nas relações comerciais a hospitalidade é gerida com vistas à segurança, ambiente físico, transporte, acessibilidade, comportamento pessoal e muitos outros quesitos, sendo que, o anfitrião, concomitantemente, mantém seu cotidiano de trabalho. Atualmente, a Hospitalidade nas organizações começa a ser reconhecida como espaços que constroem significados que favorecem as relações comerciais com base na ética e na comunicação, permeando questões importantes como a inclusão, a exclusão e a vigilância (Schänzel, Brocx & Sadaraka, 2014; Cockburn-Wootten & Brewis, 2014).
Nota-se que os espaços de Emic, Etic e Emic, ao serem transpostos a partir da mediação realizada pelos ritos da Hospitalidade, se mostram mais flexíveis em suas regras que delimitam fronteiras. Por investigar um fenômeno concreto e real, seguido por outro abstrato e retomando ao concreto, considera-se que esta metodologia possui um caráter é estruturalista. Ela apresenta um elo entre o lógico e o empírico, sustentando a diversidade social por meio de um sistema relacional e solidário, visualizado na interdependência dos seus componentes e das relações estabelecidas entre eles.
Neste processo dinâmico a metodologia com base em Emic, Etic e Emic, traz à tona a transposição dos espaços a partir da mediação realizada pelos ritos da Hospitalidade, por flexibilizarem as regras que delimitam fronteiras, permitindo que o estranho adentre em um espaço ignorado ou que se receba um desconhecido. Cada fase de Emic, Etic e Emic tem a sua relevância em relação ao conhecimento, por meio do respeito, do diálogo e da interação. Como alegam Gotman (2009) e Seligmann-Silva (2005), a cena da Hospitalidade é percebida pelo encontro único que suprimi leis e revela novas regras.
Emic-Etic-Emic se mostraram eficientes para a proposta da pesquisa analisada. Para pesquisas futuras tem-se não só as gestões de crise sob as lentes da Hospitalidade, mas, também nas diversas áreas do conhecimento que se relacionam com o ser humano em todos os seus contextos organizacionais e sociais, podendo fazer emergir contribuições que vão além de uma proposta qualitativa e quantitativa.
Kunwar, R. R. (2017). What is hospitality? The GAZE Journal of Tourism and Hospitality, 8, 55-113 Punnett, B. J., Ford, D., Galperin, B. L., & Lituchy, T. (2017). The emic-etic-emic research cycle. AIB Insights, 17(1), 3-6. Rosa, M., & Orey, D. C. (2012). O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética Educ. Pesqui., 38(4), 865-879. Tsai, C., Horng, J., Liu, C, S., & Hu, D. C. (2015). Work environment and atmosphere: the role of organizational support in the creativity performance of tourism and hospitality. International Journal of Hospitality Management, (46),