Resumo

Título do Artigo

POR UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA DA VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR: uma breve discussão seguida por uma análise bibliométrica do tema
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Palavras Chave

Consumidor
Vulnerabilidade
Bibliometria

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Bruno Medeiros Ássimos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
2 - Georgiana Luna
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Curitiba
3 - Marcelo de Rezende Pinto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico

Reumo

Ao ser estudada sob as delimitações de áreas como o Direito, a Psicologia e a Sociologia em grande parte das vezes, é preciso pensar que o entendimento da vulnerabilidade do consumidor se beneficiaria de uma abordagem holística (Hill & Sharma, 2020), já que compreendê-la por meio de uma perspectiva ampla, ajudaria a gerar conhecimento de cunho pragmático (Burbank & Martins, 2009), cada vez mais importante (Hill & Sharma, 2020).
Este trabalho se propõe a debater a vulnerabilidade do consumidor de maneira holística, apontando os elementos em que o olhar do pesquisador pode se dedicar ao longo da pesquisa que se utiliza da temática, e aponta para as referências mais utilizadas ao se trabalhar com a temática da vulnerabilidade do consumidor, o que possivelmente ajudaria a clarear e a direcionar os interessados acerca da trilha de trabalhos já realizados sobre o tema.
De maneira geral, o que fica evidente é que a discussão sobre o tema reúne debates de diferentes áreas do conhecimento, formando um arcabouço teórico composto por diferentes variáveis, como as características individuais (por exemplo, idade, raça, renda, sexo), fenômenos sociais (por exemplo, estereótipos, tratamento prejudicial, sistema de leis), práticas mercadológicas (por exemplo, leiautes de lojas, manipulações de marketing) e forças ambientais (por exemplo, eventos climáticos, disponibilidade de recursos) (Baker; Gentry, & Rittenburg, 2005).
394 artigos foram analisados, por meio da adoção de um protocolo de pesquisa (Khan et al. 2003), o que permitiu demonstrar a evolução da produção científica desde o ano 2000, a apresentação dos periódicos que mais publicam sobre o tema, o apontamento dos artigos mais citados mundialmente, os autores e países mais produtivos e, por fim, uma rede de palavras-chave e clusters formados pelas temáticas envolvendo a vulnerabilidade do consumidor, o que revela os campos temáticos mais trabalhados e associados sob a ótica do tema.
É possível notar que as temáticas vulnerabilidade e consumo são alvo de crescente interesse de pesquisadores, especialmente a partir da segunda década do século XXI, na qual o volume de produções aumentou significativamente, concentrando-se em 5 clusters. O cluster 1 está mais próximo da área de Direito, o cluster 2 traz discussões relacionadas à gestão, o cluster 3 se aproxima da Psicologia e área de saúde em geral, o cluster 4 tende ao debate advindo da Sociologia e das políticas públicas e o cluster 5 já demonstra a existência de trabalhos dedicados aos efeitos da pandemia de COVID-19.
Acredita-se que esse trabalho conseguiu cumprir seus objetivos, apresentar um debate teórico holístico sobre o tema vulnerabilidade do consumidor e demonstrar os principais estudos e suas diferentes características por meio da adoção de um protocolo delimitador. Dessa forma, entende-se que o texto tenha contribuído para mais um passo na discussão da vulnerabilidade do consumidor.
Cordeiro, R. A.; Wong, N., & Ponchio, M. C. (2019). A Gift Economy Perspective on the Cycle of Financial Vulnerability. Journal of Macromarketing, 39(1), pp. 25-36. Hamilton, R. et al. (2019). The effects of scarcity on consumer decision journeys. Journal of the Academy of Marketing Science. 47(3), pp. 532–550. Hill, R., & Sharma, E. (2020). Consumer Vulnerability. Journal of Consumer Psychology, 30(3), pp. 551-570. Baker, S. M.; Gentry, J. W.; & Rittenburg, T. L. (2005). Building understanding of the domain of consumer vulnerability. Journal of Macromarketing, 25(2), pp. 128–139.