Resumo

Título do Artigo

A relação entre o uso dos indicadores de desempenho e da riqueza socioemocional na tomada de decisão de empresas familiares brasileiras
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Palavras Chave

Empresas familiares
Premissas de decisão
Riqueza socioemocional

Área

Finanças

Tema

Contabilidade para usuários internos

Autores

Nome
1 - Cássia Oliveira Colossale
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA
2 - Daniel Magalhães Mucci
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Contabilidade e Atuária

Reumo

Ainda que a adoção de indicadores faça parte do processo de profissionalização dos processos e operações das pequenas empresas familiares beneficiando o atingimento de objetivos estabelecidos e auxiliando os gestores nas atividades diárias, existem outros aspectos a serem considerados pelos gestores nas decisões que emergem a partir da base cognitiva e preservam a essência familiar. O impacto da interação entre fatores racionais e socioemocionais na tomada de decisão merece mais evidências, principalmente ao considerar que os estudos anteriores não destinam grande enfoque ao processo decisório
Como os objetivos não-econômicos e afetivos (4C´s) se concretizam no processo decisório através dos aspectos cognitivos e racionais em uma empresa familiar de pequeno porte? Este trabalho possui o objetivo de compreender o modo como as premissas de decisão oriundas da interação entre a família e a empresa se manifestam no processo decisório das pequenas empresas familiares em conjunto com o uso de indicadores de desempenho, verificando se fatores socioemocionais permanecem com maior relevância na tomada de decisão mesmo diante da adoção de práticas formais de mensuração de desempenho.
A empresa familiar é composta pela intersecção das interações entre família e empresa. A partir deste fato, a empresa familiar desenvolve um conjunto específico de capacidades e recursos exclusivos que se manifesta através da essência e identidade da organização e compõe a riqueza socioemocional. O vínculo afetivo faz com que seus gestores considerem em suas decisões quatro fatores essencialmente não financeiros (4C's). A tomada de decisão em processo duplo considera informações de origem racional (contabilidade gerencial) e cognitiva (riqueza sociemocional), abordagens que são complementares.
O trabalho utilizou-se de um estudo de caso exploratório para ser desenvolvido. Quanto ao método de coleta de dados, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas que permitiram foco e flexibilidade com os principais tomadores de decisão da empresa familiar participante. A organização selecionada é particularmente adequada para iluminar o fenômeno em questão e entender o relacionamento entre as variáveis, pois fornece uma base forte para explicação de teorias ao ser particularmente reveladora para analisar o objeto de estudo dentro da configuração desta empresa familiar.
Os fatores socioemocionais da Continuidade, Comunidade, Conexão e Comando se fazem presentes nas pequenas empresas familiares brasileiras através das premissas de decisão, que, por sua vez, são utilizadas para garantir o alcance da ampla gama de objetivos econômicos e não-econômicos estipulados pelos gestores. As entrevistas deste estudo mostraram que a tomada de decisão não pode ser baseada única e exclusivamente em fatores objetivos, pois eles não captam a complexidade existente nos aspectos não econômicos que também são importantes para manter a organização operando de acordo com sua missão
As premissas de decisão refletem os fatores socioemocionais e possuem inter-relação com os objetivos não-econômicos e afetivos das pequenas empresas familiares, em decorrência da significância adquirida por esses aspectos no processo decisório da empresa estudada. Além disso, a adoção de indicadores financeiros formais não inibe a aplicação dos fatores socioemocionais no processo decisório pois foi identificado que mesmo com o acompanhamento de indicadores de indicadores, os entrevistados continuam considerando os 4C’s na tomada de decisão para garantir o atingimento dos principais objetivos.
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