Resumo

Título do Artigo

POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0 NA UNIÃO EUROPEIA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Indústria 4.0
Programas de Governo
Estratégia digital

Área

Gestão da Inovação

Tema

Políticas, Estratégias, Instituições e Internacionalização da Inovação

Autores

Nome
1 - JOSÉLIA ELVIRA TEIXEIRA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
2 - Ana Teresa Lehmann
Universidade do Porto - Faculdade de Economia

Reumo

A União Europeia tem reunido esforços para contribuir com a implementação de políticas público-privadas de estímulo à adoção de tecnologias associadas à Indústria 4.0 nos países membros. No âmbito supranacional a União Europeia tem respondido com políticas para a digitalização da indústria na Europa e com fundos de apoio, e estimula os países estabelecerem estratégias nacionais de digitalização. A proposta é analisar as principais estratégias de digitalização envolvendo diferentes políticas e stakeholders na EU.
Há evidentes assimetrias entre os países membros da UE no processo de digitalização e incorporação dos principais pilares da Indústria 4.0. Pergunta-se: i) Qual o direcionamento das políticas e estratégias designadas pela União Europeia para estimular a Indústria 4.0?; ii) Quais foram as iniciativas individuais dos países membros da EU para promover a Indústria 4.0? O objetivo é analisar a criação e implementação de programas governamentais destinados ao fomento da Indústria 4.0 nos países da União Europeia.
Reischauer (2018) analisa o termo “Indústria 4.0” enquanto um discurso de política para a inovação orientada da manufatura. Este discurso tem a finalidade de institucionalizar a inovação que envolve os negócios, academia e política no viés de um sistema de inovação nos moldes da Tríplice Hélice de Etzkowitz & Leydesdorff (2020). O discurso da Indústria 4.0 incentiva a mobilização dos atores para inovar colaborativamente, mas não é determinada propriamente pela política. A União Europeia deveria colocar como norte dos seus documentos estratégicos a Indústria 4.0 (Ciffolilli & Muscio, 2018).
A metodologia consiste na análise comparativa de programas de governos destinados a fomentar a reconversão tecnológica por meio da Indústria 4.0. Para isso, os principais documentos de análise foram os monitores digitais dos países membros da União Europeia divulgados pela Comissão Europeia. Além dos sites oficiais dos governos e das plataformas I4.0 dos países.
Os planos e estratégias nacionais têm sido resultado de ações da interação de diferentes stakeholders, e desde 2011 até 2020 foram identificados 25 planos nacionais voltados para I4.0, apresentando-se bastante assimétrica as condições de implementação das políticas e assimilação pelo mercado de cada país da UE. A percepção pelos Estados-Membros da UE das políticas voltadas para a Indústria 4.0 é a de que a abordagem deveria ser mais ampla, abrangendo as mudanças sociais e os novos paradigmas empresariais que se desenvolvem sob a introdução das novas tecnologias da Indústria 4.0.
Como principais políticas que conjugaram esforços para enquadrar-se às necessidades para a implementação da indústria 4.0 ou foram políticas que produziram os primeiros alicerces destacaram-se: Estratégia da União Europeia para a Especialização – S3 Inteligente e a Digitalização para a Indústria Europeia (DEI). Os Estados têm adotado o papel de indutores na elaboração e implementação da Indústria 4.0, bem como na promoção de fundos públicos para a consecução desses planos e programas, mas a maioria tem investimento público e privado.
Agostini, L., & Nosella, A. (2019). The adoption of Industry 4.0 technologies in SMEs: results of an international study. Management Decision, 58(4), 625-643. doi:10.1108/md-09-2018-0973 Atik, H., & Unlu, F. (2020). Industry 4.0-Related Digital Divide in Enterprises: An Analysis for The European Union-28. Sosyoekonomi, 28(45), 225-244. doi:10.17233/sosyoekonomi.2020.03.13 European Commission (2021a). Digital Transformation Monitor. [Acesso 25 jan. 2021]. Disponível: https://ec.europa.eu/growth/tools-databases/dem/monitor/category/national-initiatives