Resumo

Título do Artigo

MAYDAY!: ARREMETENDO EM GRANDES EMPRESAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inovação em Modelos de Negócios
Orquestração de Recursos
Capacidades Gerenciais

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Diandra Maynne Juliano Ferraro
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
2 - Rosemeire de Souza Vieira Silva
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
3 - Lucas Marques Moraes
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
4 - Sílvio Luís de Vasconcellos
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo/SP

Reumo

Leandra (nome fictício) assume o cargo de CEO da empresa de turismo brasileira Matriz CVC Corp. Todo posicionamento pretende direcionar a empresa para reconfiguração de seu portfólio e aumento de competitividade para se restabelecer, sobrevivendo à crise e aproveitar a oportunidade para alavancar o negócio no período pós-pandemia. Portanto, este caso de ensino apresenta a trajetória de uma CEO na busca por uma solução rápida e inovadora dentro de recursos existentes em face de um cenário de incerteza e contemplando os seis modelos de negócios.
Neste sentido, o caso aqui apresentado se encarrega de proporcionar conhecimento aos alunos mediante a temática conectando a teoria do estudo apresentado. Adicionalmente, destacam-se as características principais das situações que incluem informações relevantes para tomada de decisão na gestão de portfólio, envolvendo capacidades dinâmicas, gerenciamento, análises de recursos e capacidades, como modelos de negócio, talentos e outros ativos intangíveis.
Para este caso foram utilizados apenas dados secundários oriundos de relatórios públicos das empresas, entrevistas publicadas em blogs e periódicos e releases de imprensa, com método qualitativo e abordagem de observação participante.
Fundamentos de estratégia; Empreendedorismo; Administração Estratégica; Estratégia e Inovação em Modelos de Negócio; Teoria das organizações.
Couto, M. H. G., Teberga, P. M. F., De Castro, A. C., & Oliva, F. L. (2019). Capacidades Dinâmicas Na Inovação Dos Modelos De Negócio De Startups. Revista Alcance, 26(2), 148-167. Kor, Y. Y., & Mesko, A. (2013). Dynamic managerial capabilities: Configuration and orchestration of top executives' capabilities and the firm's dominant logic. Strategic Management Journal, 34(2), 233–244. Teece, D. J. (2018). Business models and dynamic capabilities. Long Range Planning, 51(1), 40-49.