2 - Maria do Socorro Silva Mesquita UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
3 - ROGEANE MORAIS RIBEIRO UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
4 - Jan Riella UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí
5 - Adriana Teixeira Bastos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós-graduação em Administração
Reumo
Retrata a história de uma jovem empreendedora de venda direta de cosméticos, vestuários e produtos eróticos, que juntamente com seu noivo, começaram a empreender para superar problemas financeiros. Em 2014, depois de várias adversidades e desafios, começaram a venda direta em uma atividade comercial denominada de SexBella. O texto descreve a trajetória dos empreendedores desde antes da criação do empreendimento até os dias atuais, dando ênfase maior ao contexto da abertura da empresa e da percepção do casal em analisar oportunidades e agarrá-las.
O caso objetiva caracterizar o perfil empreendedor, identificar estratégias adotadas para ampliar os negócios e discussões acerca do empreendedorismo digital. Fundamenta-se em abordagens teóricas de Empreendedorismo, Empreendedorismo Digital e Gestão de Estratégias.
Utiliza fontes primárias de coleta por meio de entrevista semiestruturada.
Gestão Estratégica, Segmentação de Mercado, Empreendedorismo, Marketing, dentre outras.
DRUCKER, P. F.; Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1999
GRANT, R. M. 2010. Estratégia e analise contemporânea. São Paulo: Chicester, 2010.
HISRICH, R. D.; PETER, M. P. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004
LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
LEZANA, A. G. R. Fundamentos do empreendedorismo. Florianópolis: Brasil. 2004.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2006.
PORTER, M. E. Competição. 9 ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006.