Resumo

Título do Artigo

Efeitos da Capacidade Absortiva na Formação de Cultura Analítica
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Capacidade Absortiva
Data Analytics
Grounded Theory

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ciências de dados e Inteligência analítica

Autores

Nome
1 - Rodrigo Ferreira
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - PPGA

Reumo

Em função do crescente uso da tecnologia da informação (TI) no mundo dos negócios, as organizações são levadas a investir em formas inovadoras para captura e manutenção de volumoso e complexo conjunto de dados sobre seus clientes, produtos e serviços. Tais iniciativas, focadas na geração de valor de negócio a partir dos dados disponíveis dentro e fora da organização, envolvem métodos, técnicas e ferramentas que a indústria de TI denominou de big data, business intelligence e business analytics (Bayrak, 2015; Davenport, Barth & Bean, 2012; Wicom et al., 2011). A ideia é explorar esses conceitos
Pesquisadores, apoiados na teoria da capacidade absortiva, argumentam que investimentos em pesquisas que interligam capacidade absortiva com o ativo ainda carecem de maiores aprofundamentos. Com isso, o estudo propõe um modelo de pesquisa que envolve as relações conceituais entre o suporte teórico da capacidade absortiva e data analytics, enfatizando o modo como a capacidade absortiva se forma ao longo das práticas de data analytics e como contribui para a formação de cultura analítica
Revisões da literatura sobre o emprego do conhecimento em data analytics sugerem que a associação da capacidade absortiva às práticas de data analytics pode facilitar o atingimento de desempenhos acima da média (Kabir & Carayannis, 2013; Wang et al., 2015; Wamba et al., 2016; Rodriguez; Cunha, 2018; Duan, Cao & Edwards, 2020; Ferreira, R., Gomes, J. S., & Carvalho, A., 2020). Portanto, o estudo se baseou nas teorias de capacidade absortiva alinhada às práticas de data analytics nas organizações.
Realizou-se um estudo de natureza qualitativa com a adoção da Grounded Theory como estratégia de pesquisa. Desta forma, foram seguidos técnicas e procedimentos do método que permitiram a constante coleta e análise dos dados, apoiadas com a utilização do software Atlas.ti.
Foi possível delinear um modelo com as associações teóricas entre capacidade absortiva e data analytics a partir das vozes de especialistas das áreas de TI e de negócio de organizações públicas brasileiras, contribuindo como instrumento para orientar estratégias que as ajudem a obterem uma melhor compreensão de como acontece a absorção do conhecimento em práticas de data analytics para um melhor direcionamento de esforços e consequente formação de cultura analítica.
Evidenciou-se os mecanismos por meio dos quais a capacidade absortiva e o data analytics se influenciam mutuamente nas organizações, dependendo de como elas são capazes de transformar resultados originados da solução em fonte de oxigenação entre as equipes de TI e de negócios. Identificou-se dois padrões diferentes de evolução da capacidade absortiva em contextos de iniciativas de data analytics. O primeiro padrão diz respeito à capacidade absortiva voltada para a consecução dessas iniciativas, evidenciando maior produtividade analítica pela experiência acumulada. O outro a cultura analítica.
Armstrong, C. P. & Sambamurthy, V. 1999. Information Technology Assimilation in Firms: The Influence of Senior Leadership and IT Infrastructures. InformationSystems Research, v. 10, n.4, p. 304-327. Bartlett, R. 2013. A Practitioner´s Guide to Business Analytics: Using Data Analysis Tools to Improve Your Organization´s Decision Making and Strategy. McGraw Hill Professional. Bandeira-de-Mello, R. & Cunha, C. J. C. de A. 2010. Grounded Theory. In: Godoi, C. K.; Bandeira-de-Mello, R. and Silva, A. B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2a ed. SP.