Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DA CULTURA ORGÂNICA INOVADORA E DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO NA INOVAÇÃO DE PROCESSOS E NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
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Palavras Chave

Cultura orgânica inovadora
Gestão estratégica do conhecimento
Inovação de processos

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Renata Mendes de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - Denise Isabel Rizzi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - CSE
3 - Sérgio Murilo Petri
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade

Reumo

Para que o conhecimento se torne garantia de vantagem competitiva não basta processá-lo, é necessário gerenciá-lo (López-Nicolás & Meroño-Cerdán, 2011). A gestão do conhecimento é importante para os resultados organizacionais, como aprendizagem, inovação e desempenho (Esterhuizen, Schutte & Toit, 2012; Vila, Cabrer & Pavía, 2015; Adams & Graham, 2017). A inovação contribui para a competitividade, requerendo boa comunicação organizacional, o que pode ser facilitado por meio da cultura inovadora orgânica (Chenhall, Kallunki & Silvola, 2011).
Objetiva-se analisar o efeito da cultura orgânica inovadora e da gestão estratégica do conhecimento na inovação de processos e da inovação de processos e gestão estratégica do conhecimento no desempenho organizacional. Além das relações diretas, analisa-se o efeito mediador das dimensões da inovação de processos na relação entre gestão estratégica do conhecimento e desempenho organizacional.
A cultura orgânica inovadora e os controles formais possuem relações diretas com a inovação (Chenhall et al., 2011). Além disso, observa-se ainda que a inovação também pode ser associada a gestão do conhecimento (Ode & Ayavoo, 2020) e ao desempenho organizacional (Naranjo-Valencia, Jiménez-Jiménez & Sanz-Valle, 2016). O desempenho também possui associação com a gestão do conhecimento (Aramoon, Aramoon & Bazrkar, 2020). Marques, Leal, Marques e Cardoso (2016) constataram que a gestão estratégica do conhecimento pode ter efeito indireto no desempenho organizacional por meio de inovações.
Uma pesquisa de levantamento (survey) foi realizada com funcionários da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (UNIMED) cadastrados na rede profissional LinkedIn, com atuação em diferentes níveis/funções gerenciais. Ao final, obteve-se uma amostra de 104 respostas válidas. Análises descritivas foram inicialmente realizadas para aferir a distribuição das respostas das variáveis quantitativas e categorização demográfica dos respondentes. Para testar as hipóteses utilizou-se a modelagem de equações estruturais estimada por mínimos quadrados parciais, executada no software SmartPLS.
Os resultados dos testes das hipóteses mostraram relações positivas e significativas, tanto nas relações diretas como nas indiretas pela mediação, o que indica influência das variáveis analisadas no desempenho organizacional. Os resultados denotam a importância de estimular a busca por novos conhecimentos e aprendizagem organizacional, além de oferecer suporte à geração de novas ideias no ambiente de trabalho.
Por meio dos resultados, pode-se concluir que a cultura orgânica inovadora e a gestão estratégica do conhecimento são antecedentes da inovação de processos e do desempenho organizacional no sistema de cooperativas médicas investigadas.
Chenhall, R.H., Kallunki, J.P., & Silvola, H. (2011). Exploring the relationships between strategy, innovation, and management control systems: the roles of social networking, organic innovative culture, and formal controls. Journal of Management Accounting Research, 23(1), 99-128. López-Nicolás, C., & Meroño-Cerdán, Á.L. (2011). Strategic knowledge management, innovation and performance. International Journal of Information Management, 31(6), 502-509.