Resumo

Título do Artigo

VANTAGEM COMPETITIVA E SUA RELAÇÃO COM AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DA REDE DE LOJAS CALÇADISTA TIGRESA CALÇADOS NA REGIÃO DO ALTO PARAOPEBA - MG
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Palavras Chave

Composto Varejista de Marketing
Estratégias de Marketing
Vantagem Competitiva

Área

Artigos Aplicados

Tema

Marketing

Autores

Nome
1 - Louise Müller Bueno
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Ouro Branco
2 - Juliane de Almeida Ribeiro
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Campus Ouro Branco

Reumo

Com a gradativa evolução do comércio atual, as empresas encontram-se em um ambiente cada vez mais competitivo e sujeito às mais diversas turbulências de mercado. Em vista disso, recorrem às estratégias para melhor administrar seus recursos, a fim de atingir uma posição favorável em relação aos seus concorrentes.
O presente estudo tem por finalidade analisar a influência das variáveis do composto varejista de marketing, os 6 Ps, como estratégia para a obtenção de vantagens competitivas da rede de lojas calçadista Tigresa Calçados na região do Alto Paraopeba.
A fim de mensurar a vantagem competitiva e sua relação com as estratégias de marketing da rede de lojas calçadista Tigresa Calçados na região do Alto Paraopeba, a presente pesquisa tem como pergunta norteadora, qual a influência das variáveis do composto de marketing varejista para a obtenção de vantagens competitivas, sob a ótica de clientes da rede de lojas Tigresa Calçados?
Foi aplicado um questionário estruturado contendo 28 itens, com escala do tipo Likert de 7 pontos, por meio da abordagem quantitativa, que foi aplicado de forma on-line. Para a análise dos dados, foram utilizados métodos estatísticos como estatística descritiva e Análise de Regressão Múltipla, com o auxílio dos softwares Microsoft® Office Excel® e IBM® SPSS® Statistics – Statistical Package for the Social Sciences.
Ao observar os dados das médias, notou-se que as variáveis independentes mais bem avaliados na rede de lojas foram Apresentação e Produto, sendo que Ponto foi o mais mal avaliado, visto que a variável “Estacionamento para os clientes” obteve médias baixas nas avaliações. Em relação aos resultados das análises de regressão, as variáveis que influenciam estatisticamente a vantagem competitiva foram, do mais significante estatisticamente para o menos, Preço, Promoção, Pessoal e Ponto, verificando-se a predominância de três ferramentas básicas que compõem os 4 Ps e uma das novas variáveis dos 6 Ps
Os resultados deste estudo demonstraram contribuições importantes para as organizações, pois são aplicáveis a qualquer empresa que pretende melhorar seu desempenho, lançando luz sobre formas de aperfeiçoar suas estratégias de marketing e de buscar vantagem competitiva.