Resumo

Título do Artigo

EMPRESAS FAMILIARES: gestão e características empreendedoras em tempos de pandemia da covid-19
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Palavras Chave

Empresas familiares
Pilares da Administração
Conflitos

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Cláudio Luiz Chiusoli
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - DEADM
2 - ELIETE APARECIDA ANTUNES FOGAÇA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - PTANGA
3 - Julie Cristini Dias
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Guarapuava
4 - Silvio Roberto Stefani
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO - Guarapuava

Reumo

As empresas familiares são restritas no âmbito doméstico e por ser tratar de família, sempre ocorre interferência de problemas profissionais, com isso poderá dissolver a solidez desta relação. A propriedade deve ser respeitada, pois conflitos sérios que possam rachar a família, também podem fragmentar o patrimônio que levou muito tempo e esforço para ser construído. A maioria das empresas são familiares e tiveram sua origem pelos patriarcas ou matriarcas e são passadas de geração em geração e os pilares da administração devem ser bem explorados pois muitas vezes surgem problemas de gestão.
Pensando nisso, as mudanças e adaptação de estratégias empresas familiares durante o momento pandêmico da COVID-19, caracterizam o seguinte problema de pesquisa: qual é a forma de gestão e características empreendedoras das empresas familiares e seus possíveis conflitos? O objetivo é a analisar a forma de gestão, suas características empreendedoras, conflitos familiares, bem como, uso de consultorias externas em tempos de pandemia da COVID-19.
O ano de 2020 começou um ano atípico devido a pandemia da doença COVID-19. Comércio e empresas em geral mudaram suas rotinas e atendem as determinações das autoridades de saúde e em muitas fases fecharam e continuam fechando suas portas no corrente ano, essa situação fez com que as empresas buscassem novas estratégias. E considerando o empreendedorismo, esse termo tem sido constatado por inúmeros fatos históricos, foram os estudiosos da área de conhecimento da Economia que introduziram o termo “empreendedor” como objeto de observação, estudo e análise em ambientes de negócios.
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e levantamento de campo junto a 108 gestores de empresas familiares, mediante amostragem não-probabilística, por meio de formulário eletrônico, google forms. Quanto a técnica de análise estatística foi utilizado o Qui Quadrado de Spermean, assim (SIEGEL e CASTELLAN, 2017). Esta pesquisa teve como hipóteses H0, H1 e H2, para verificar se não há diferença significativa na opinião dos gestores em relação às variáveis pesquisadas.
Entre os principais achados, tem-se que 75% concordam que a empresa atualmente está em dia com as finanças, 81,5% concordam que a empresa está organizada estrategicamente, 38,9% concordam que a empresa por ser uma gestão familiar tem conflitos e atritos, 39,8% concordam que empregam pessoas próximas ou parente na gestão principal, 41,7% concordam que faz uso de consultoria para ajudar na gestão, 83,3% concordam que mantém contatos com os clientes, 54,6% concordam que monitora as ações dos principais concorrentes e 76,9% concordam que tem um plano de ações para atuar no mercado.
Destaca-se que as empresas participantes apresentaram que, mesmo diante da pandemia da COVID-19, conseguiram exercer a atividade empreendedora, mantendo suas estratégias e que ao contrário do que possa parecer à maioria não apresentaram conflitos familiares. O estudo reitera que as empresas tem uma boa proposta empreendedora diante da situação e superação em relação da COVID-19, mantendo uma boa gestão considerando que são todas empresas de gestão familiar e apresentaram poucos conflitos em suas administrações.
ALVES, S. M. C.; RAMOS, E. M. B.; DELDUQUE, M. C.; Decretação de lockdown pela via judicial: medida (des) necessária? Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 6, p. 1-4, 2020. FLICK, U.; Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciante. São Paulo: Penso Editora, 2012. GIL, A. C.; Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M.; Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.