Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: comportamento das gerações Y e Z
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Palavras Chave

Geração Z
Geração Y
Educação financeira

Área

Finanças

Tema

Gestão Financeira

Autores

Nome
1 - Cláudio Luiz Chiusoli
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - DEADM
2 - Thiago Spiri Ferreira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Londrina
3 - Ana Lucia Mendes
UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro - Oeste - pitanga
4 - Bruna Volski dos Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Pitanga
5 - Laryssa Latczuk Eurich
UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro - Oeste - Unicentro

Reumo

Lucke (2014) cita que pensar e se prevenir financeiramente não está em ter as contas em dia, sem dívidas atrasadas e sem investimentos. Para Cunha e Laudares (2017) em uma sociedade que busca de modo intenso o consumo, no qual muitas das vezes, não reflete a realização de necessidades, mas por adição de bens ou por status. Numa abordagem importante é a educação dos jovens para uma consciente aquisição de processos e produtos inerentes às suas necessidades, de modo em que os mesmos revelem a consciência de um consumo equilibrado e relevante para o futuro.
A questão norteadora quanto ao problema de pesquisa é: qual das gerações analisadas obtém mais conhecimento e visão econômico-financeira e de que modo exercem suas habilidades sobre a mesma? Este estudo tem como objetivo analisar a opinião e atitude de duas gerações, Y e Z, em relação à importância e o conhecimento sobre a educação financeira.
De acordo com Potrick et al. (2014), alfabetização financeira é conceituada por meio da combinação de três variáveis, quais sejam: conhecimento financeiro, atitude financeira e comportamento financeiro. Já finanças pessoais é um assunto bastante discutido ultimamente decorrente da importância que a mesma tem em qualquer decisão financeira tanto pessoal quanto familiar, ela vem sendo estudada pois uma decisão correta pode trazer inúmeros benefícios à pessoa ou a família, ou se mal planejada pode ocorrer ao contrário, comprometendo a vida social estável da família.
Foram realizadas coletas por meio da aplicação de 102 questionários, enviados via Google Forms, mediante amostragem não probabilística. Quanto a técnica de análise estatística foi utilizado o Qui Quadrado de Spermean, assim, se o p-valor obtido for abaixo de 5% (p ≤ 0,05), as variáveis são independentes e as hipóteses devem ser rejeitadas; caso contrário, se for acima de 5%, não devem ser rejeitadas (SIEGEL e CASTELLAN, 2017). Esta pesquisa teve como hipóteses H0 e H1, para verificar se não há diferença significativa na opinião dos gestores em relação às variáveis pesquisadas.
Os principais achados apontam que 66,7% citam que têm conhecimento sobre administração financeira e 63,7% têm controle das finanças pessoais. 89,2% alegam ter conhecimento da importância do planejamento para estabilidade financeira e que 72,5% concordam que é possível fazer poupança com o salário atual. 41,2% concordam que conseguem ter acesso às informações sobre investimentos nas redes sociais e 75,5% assinalam que tem clareza de quanto economizar mensalmente. Por fim, 78,4% concordam que têm conhecimento entre o que são gastos essenciais, necessários e supérfluos.
Baseado nos resultados obtidos foi possível verificar que as duas gerações declaram ter um certo conhecimento sobre administração financeira, da mesma forma demonstram ter ciência da importância em poupar para o crescimento profissional e pessoal, sugerindo ter uma maior consciência da educação financeira.
CHIUSOLI, Cláudio Luiz et al. Atividade acadêmica, tecnologia e rede social: o comportamento da geração Z. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, p. e169932725-e169932725, 2020. MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017. SIEGEL, Sidney; CASTELLAN, Jr, N. John Estatística Não Paramétrica para as Ciências do Comportamento. Artmed-Bookman. São Paulo, 2017.