Resumo

Título do Artigo

Gamificação no Ensino da Administração: Uma Revisão Sistemática de Literatura
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Palavras Chave

Gamificação
Ensino
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Ricardo Carneiro Lima
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) - FAF
2 - Renata Georgia Motta kurtz
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) - Faculdade de Administração e Finanças
3 - Leonel Estevão Finkelsteinas Tractenberg
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) - Faculdade de Administração e Finanças (FAF)

Reumo

O avanço tecnológico tem influenciado constantemente a sociedade e acarretado mudanças em suas diversas estruturas. O ensino é uma dessas estruturas que vem sofrendo com essas transformações, visto que os discentes estão cada vez mais conectados a TIC que os possibilitem acesso fácil e rápido a informações. Dessa forma, os métodos de transmitir o conhecimento tem que se adaptarem para que consigam cumprir o objetivo de formar o Administrador que irá atender as demandas do mercado de trabalho. Assim, uma maneira de realizar essa transmissão é por meio da Gamificação.
Observando o desenvolvimento das TIC e a influência que elas têm exercido tanto no contexto educacional, quanto na modernização das carreiras de Administração, O presente trabalho pretende investigar a produção acadêmica sobre a Gamificação aplicada ao ensino da Administração e responder à seguinte pergunta de pesquisa: De acordo com a literatura acadêmica publicada, como ocorre a aplicação da Gamificação no ensino de Administração? Para responder o problema de pesquisa, definiu-se como objetivo do trabalho analisar a literatura acadêmica sobre o uso de Gamificação no ensino de Administração.
A Gamificação é uma ferramenta que consiste na aplicação das mecânicas, formas de pensar e estratégias presentes nos jogos, sendo eles digitais ou não, em uma situação de não jogo, que foca em estimular, divertir, motivar e engajar os seus participantes a fim de resolver os problemas propostos pelos autores (VIANNA, et al. 2014; FARDO, 2014). Existem diferentes formas de aplicar a gamificação: Simulation Games, Game Based Learning (GBL), Digital Game Based Learning (DGBL) e a Gamificação propriamente dita.
As analises dos artigos possibilitou identificar às formas de Gamificação aplicadas, que indica uma preferência por utilizar formas da gamifiação mais próximas da prática; Os tipos de jogos utilizados apontam para o maior uso de jogos digitais; Observou-se diversos objetivos pedagógicos dessa metodologia de ensino, sendo o principal fodo de seu uso o Desenvolvimento de Competências dos Alunos; e As Teorias que fundamentam a utilização de um ambiente gamificado, que apontam para a utilização de teorias educacionais e teorias da psicologia.
O presente estudo buscou evidenciar de que forma ocorre a utilização da Gamificação no ensino da Administração. A pesquisa obteve como resultados a identificação de diferentes formas de aplicar a Gamificação nos estudos analisados, os tipos de jogos utilizados, os objetivos pedagógicos definidos e as teorias que fundamentam o uso da gamificação. O principal limitador da pesquisa foi a dificuldade de localizar artigos que utilizaram a Gamificação no contexto educacional da Administração, mesmo utilizando bases de dados notórias no meio acadêmico.
FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação, [S.l.], v. 11, ed. 1, p. 1- 9, 9 jul. 2014. KOIVISTO, Jonna; HAMARI, Juho. The rise of motivational information systems: a review of gamification research. International Journal Of Information Management, [S.L.], v. 45, p. 191-210, abr. 2019. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2018.10.013. VIANNA, Y. et al. Gamification, Inc: COMO REINVENTAR EMPRESAS A PARTIR DE JOGOS. 2. ed. Rio de Janeiro: MJV Press, 2014. p. 13.