Resumo

Título do Artigo

VIABILIDADE ECONÔMICA DE UM PROJETO DE INVESTIMENTO NO SETOR ATACADISTA: UTILIZAÇÃO CONJUNTA DE FERRAMENTAS DE VIABILIDADE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Projetos de Investimento
Rentabilidade
Análise de Viabilidade

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Financeira e Contábil

Autores

Nome
1 - LUCAS GAMALEL CORDEIRO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
2 - Claudio Antonio Rojo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus Cascavel
3 - EDISON LUIZ LEISMANN
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel

Reumo

Analisar a viabilidade econômica de projetos de investimentos é fundamental para que o investidor consiga mensurar os possíveis resultados e calcular os riscos envolvidos. A análise das probabilidades de resultados financeiros possibilita a comparação entre projetos, resultando em um custo de oportunidade do capital investido, o qual busca-se reduzir com a melhor tomada de decisão de investimento.
O Grupo Triunfante Cascavel/PR, constituído por 11 filiais distribuídas nos estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul, constitui em um dos maiores atacadistas do Brasil em seu segmento, com um mix composto por produtos alimentícios, produtos de limpeza, produtos de higiene e beleza, além de produtos de uso veterinário e alimentação animal. Fundado em 1994, após a dissociação societária de outro grupo empresarial familiar, o qual o Fundador era um dos acionistas e ainda possui participações, atualmente conta com aproximadamente 1700 funcionários.
Por meio do diagnóstico, identificou-se a demanda do grupo em investir em um novo centro de distribuição no município de Cascavel-PR, para unificar 2 das 11 filiais do grupo, a Triunfante Comércio de Alimentos Ltda e a ABA Comércio de Alimentos Ltda, as quais já estão em operação em prédios alugados.
Realizar a análise de viabilidade econômica do investimento no novo centro de distribuição do grupo, no município de Cascavel/PR, por meio dos cálculos da TIR (Taxa Interna de Retorno), do VLE (Valor Líquido de Entradas), do VPL (Valor Presente Líquido), do IL (Índice de Lucratividade), da TR (Taxa de Rentabilidade), do Payback (Tempo de Retorno), e do VPLa (Valor Presente Líquido anualizado), bem como apresentar os resultados ao conselho administrativo para a tomada de decisão.
Tendo em vista a constatação da viabilidade econômica do projeto de investimento pretendido, sugeriu-se o aceite. E os investidores, os quais já possuem um longo histórico organizacional e possuem uma gestão profissional em todos os departamentos e filiais, decidiram pela aceitação do investimento, fundamentados em resultados empíricos, com menor risco e maior probabilidade de êxito ao final do período de 30 anos.
Como contribuições, além de gerar um portfólio para que o grupo investidor pudesse tomar a melhor decisão de investimento, destacam-se: a possibilidade de outros investidores, realizarem a análise econômica por meio da aplicação do método utilizado, em projetos que envolvam a constituição ou ampliação de negócios similares; destaca-se também a contribuição para organizações e investidores de outros setores da economia, bem como para projetos relacionados ao agronegócio.