Resumo

Título do Artigo

Publicação de patente e custo de capital: uma análise das companhias negociadas na B3
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Divulgação de inovação
Assimetria de informação
Custo de capital implícito

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital, Dividendos e Fusões e Aquisições

Autores

Nome
1 - Renata Braga Berenguer de Vasconcelos
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) - Princesa Isabel
2 - Joséte Florêncio dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PROPAD e MPA

Reumo

As atividades de inovação podem ser vistas como uma fonte de assimetria para a organização, visto que suas características dificultam que os investidores projetem os fluxos de caixa futuro e o valor da firma. Dada a incerteza da atividade, as inovações estão associadas a um maior o custo de capital. Por outro lado, as publicações de patentes podem ser utilizadas para sinalizar os investidores sobre o desempenho das inovações, permitindo que estes reavaliem suas expectativas, impactando o custo de capital implícito.
O estudo tem como objetivo verificar se a divulgação da inovação seria capaz de reduzir o custo de capital implícito das companhias de capital aberto negociadas na B3. Para tanto, a divulgação da inovação é analisada a partir da perspectiva da publicação das patentes, e se buscam verificar as relações com o custo de capital implícito, mediada pela assimetria de informação.
Jensen e Meckling (1973) tratam da existência de uma assimetria de informação entre os gestores e investidores, que se traduz em maiores os custos de agência, sendo precificadas pelo mercado. Leuz e Verrecchia (2000) e Verrecchia, por outro lado, sugerem que as divulgações de informações podem reduzir a assimetria e serem refletidas nos custos de capital próprio, sugerindo que as divulgações de inovação também possam afetar o custo de capital. Neste sentido, Hall (2018) sugere que a patente pode servir como um instrumento de sinalização, melhorando a percepção sobre o valor da firma.
A amostra foi composta por 91 companhias negociadas na B3 no período de 2014 a 2019. Os dados foram analisados trimestralmente por meio de regressão em painel. O custo de capital foi considerado a variável dependente do modelo, mensurado pelo modelo de Easton (2004); as proxies de assimetria de informação foram consideradas as variáveis mediadoras, mensuradas pelo bid-ask spread, volatilidade, iliquidez em bolsa e probabilidade de negociação informada; a variável independente refere-se à publicação de patentes no período; e as variáveis de controle referem-se ao book-to-market, beta e tamanho.
Os resultados indicaram que a publicação de patentes mantém uma relação negativa com o custo de capital implícito, cuja relação é mediada pela volatilidade do ativo. Assim, verifica-se que a publicação de patentes pode ser um instrumento efetivo para redução das assimetrias informacionais, que podem resultar na modificação da estrutura de capital das empresas.
É possível observar que a publicação de patentes tem o potencial de mitigar os impactos causados pela atividade de inovação. Se a inovação é vista como uma fonte de assimetria, elevando o custo e dificultando o acesso às fontes de capital o que pode ameaçar a própria viabilidade na execução dos projetos, sua divulgação parece reduzir as incertezas da atividade de inovação, permitindo que os investidores tenham acesso a informações relevantes e que reavaliem suas expectativas quanto ao valor da firma.
EASTON, P. Discussion—earnings surprises and the cost of equity capital. Journal of Accounting, Auditing & Finance, v. 19, n. 4, p. 515-521, 2004. HALL, B. H. Is there a role for patents in the financing of new innovative firms? SSRN Electronic Journal, p. 1-38, 2018. LEUZ, C. L.; VERRECCHIA, R. E. The economic consequences of increased disclosure. Journal of Accounting Research, v. 38, n. 1, p. 91-124, 2000. VERRECCHIA, R. E. Essays on disclosure. SSRN Electronic Journal, p. 1-121, 2001.