Resumo

Título do Artigo

ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRN
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ensino Remoto Emergencial
Perfis de Aprendizagem
Kolb

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Annandy Raquel Pereira da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal
2 - José Matheus Barbosa de Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - NATAL
3 - Diogo Henrique Silva de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal

Reumo

Considerando a necessidade de continuidade das atividades de ensino-aprendizagem nas IES no contexto pandêmico, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi a ferramenta utilizada para a não paralisação de diversos cursos de pós-graduação, que antes presenciais. Para Cerqueira (2000) estilo de aprendizagem se refere à técnica de ensino e a forma de aprendizagem, respectivamente, do professor com o aluno e do aluno com as disciplinas. Diante da relevância de se investigar os estilos de aprendizagem, estudiosos formularam teorias que identificam estes estilos, como o modelo desenvolvido por Kolb.
Considerando o contexto do ERE e as características individuais dos estilos aprendizagem dos alunos nesse modelo de aula, têm-se a seguinte questão de pesquisa: Quais as características e os estilos de aprendizagem dos discentes do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da UFRN, considerando o ERE? Assim, essa pesquisa tem como objetivo geral investigar quais as características e os estilos de aprendizagem dos discentes do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da UFRN, considerando a necessidade do isolamento social e consequente adaptação do ensino presencial por meio do ensino remoto.
O ERE consiste no uso de recursos tecnológicos e ferramentas de tecnologia da informação, no entanto, sem alterar a metodologia das atividades presenciais, mantendo o mesmo projeto pedagógico de ensino. Kolb (1984) observa que o processo de aprendizagem não é idêntico para todos os seres humanos. A aprendizagem é formada por um ciclo interacional, onde as novas experiências passam por esse ciclo para serem transformadas em conhecimento e assim, dar lugar a novas experiências, que novamente serão experimentadas, observadas, refletidas e conceituadas (KOLB, 1976).
A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e qualitativa. O estudo foi realizado com os discentes mestrandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da UFRN, no mês de fevereiro de 2021. A amostra final do estudo foi de 14 alunos, matriculados na Disciplina de Métodos Qualitativos de Pesquisa. A entrevista seguiu um roteiro semi-estruturado e passou pelo processo de pré-teste para sua validação. O roteiro foi dividido em 3 blocos de perguntas. O processo de análise se deu através da Metodologia de Análise Conteúdo, e utilizou-se o software ATLAS.ti®.
Quanto ao ERE, os discentes ressaltaram que esse formato de ensino é a única alternativa cabível, apontaram como provável e adequada a adoção de ferramentas de ensino online ao processo de ensino presencial e avaliaram positivamente, mesmo destacando pontos negativos. Com relação aos estilos de aprendizagem, foi identificado que alguns alunos gostam de integrar teoria e prática e de desdobrar o conteúdo em partes, já outros gostam de realizar reflexões baseadas na leitura. Caracterizaram perfis de professores tutor e expositor, e com relação ao papel do aluno, destacaram serem agentes ativos.
Considerando esses aspectos analisados, pôde-se concluir que na turma estudada, os estilos de aprendizagem predominantes entre os mestrandos são o Convergente e o Assimilador, de acordo com os Perfis de Aprendizagem de David Kolb, corroborando com a literatura nacional e internacional. Os discentes também apontaram que os métodos de ensino-aprendizagem e as suas percepções de ensino da modalidade presencial permaneceram os mesmos no ERE, passando apenas por processos adaptativos.
CERQUEIRA, T. C. S. Estilos de aprendizagem em universitários. 2000. 179p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UNICAMP, Campinas, 2000. KOLB, D. A. The learning style inventory: technical manual. Boston: Ma.McBer, 1976. KOLB, D. A. Experiential learning: Experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice Hall, 1984 LIMA FILHO, R. N.; BEZERRA, E. S.; SILVA, T. B. J. Estilo de aprendizagem dos alunos do curso de Ciências Contábeis. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v.9, n.2, p. 95-112, 2016.