Resumo

Título do Artigo

AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A EFICÁCIA DE GESTÃO EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADA
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Palavras Chave

Estratégias de desenvolvimento de negócios
Solução de problemas organizacionais
Gestão de Instituições de Ensino

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Yuji Caiani Taniguchi
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Adilson Caldeira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

O texto relata a ação intervencionista aplicada à gestão de uma instituição de ensino privada. Buscou compreender os desafios enfrentados em um momento de turbulência no ambiente externo quanto ao acirramento da concorrência, agravada pela crise resultante da pandemia da COVID-19, e agir para adequar as condições internas no enfrentamento dos problemas. O objetivo geral consistiu em formular e implementar estratégias para promover a melhoria do desempenho estratégico e a eficácia de gestão em busca do desenvolvimento de negócios, para garantia da sustentabilidade financeira da instituição.
Se a concorrência acirrada já constituía um desafio para a sustentabilidade econômica das instituições privadas que atuam no ramo de educação na capital paulista, a pandemia da COVID-19 representou um agravante significativo nas ameaças enfrentadas. Esse cenário se apresentava no momento em que se iniciou o projeto de ação intervencionista que aqui se relata. Aplicada à situação vivenciada por uma instituição de ensino privada, a ação abordou aspectos que influenciavam seu desempenho, principiando por uma avaliação diagnóstica para, então se proceder à implementação de soluções.
A análise da estrutura, modelo de negócio e o mercado em que a instituição opera e sua correlação com possíveis causas de ineficiência e consequente barreira à competitividade e manutenção do equilíbrio financeiro possibilitou identificar potenciais melhorias de desempenho. Compreendeu-se, então, os aspectos relevantes que resultam em desempenho insatisfatório e que, em conjunto, põem em risco o bom desempenho estratégico, a eficácia de gestão e a sustentabilidade financeira do negócio. O diagnóstico, com enfoque estratégico, possibilitou fundamentar a recomendação de melhorias.
A partir do diagnóstico da situação-problema, com identificação das causas que conduziram a um desempenho insatisfatório e à evidência de potenciais melhorias no comportamento da organização, a intervenção proposta consiste em ações aplicadas à captação e redução da evasão de alunos e da inadimplência, por meio de adequações estruturais, com remanejamento de funções administrativas, estabelecimento de parcerias-chave e, principalmente, sistematização da revisão do posicionamento estratégico, com envolvimento integrado da equipe gestora, de modo a conferir enfoque estratégico à gestão.
O projeto sinaliza para duas categorias de benefícios resultantes: mensuráveis ou objetivos, que se refletem em valores e números; e não mensuráveis ou subjetivos, que consistem em percepções e aspectos comportamentais. Quanto aos resultados mensuráveis, pode-se adiantar que as ações implementadas refletiram em um aumento da procura por clientes e da taxa de conversão de matrícula. Quanto aos resultados não mensuráveis, destaca-se que se obtiveram evidências de que as ações implementadas estariam proporcionando melhorias perceptíveis à instituição e à sua posição de competição no mercado.
Os impactos já concretizados somam-se ao potencial de repercussão favorável na organização sob o ponto de vista (i) econômico; (ii) reputacional e (iii) comportamental. Adicionalmente, o relato da experiência, que resgata modelos propostos no ambiente acadêmico aplicados na prática potencializa a expansão do conhecimento e evolução da tecnologia de gestão, por ser replicável em situações semelhantes, para criação de valor via oferta de soluções aos consumidores atendidos e à comunidade em geral, com satisfação de suas necessidades, ganhos em qualidade e geração de empregos.