Resumo

Título do Artigo

A Percepção do Ensino do Desenvolvimento Sustentável pelos alunos do ensino superior: uma revisão sistemática
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Desenvolvimento Sustentável
Ensino
Percepção

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Mariana Roquini Candido
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu
2 - Manoela Silveira dos Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu - Curso Administração

Reumo

A temática envolvendo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), começa a ser discutida internacionalmente sobretudo após a Conferência de Tbilisi, em 1977 (SVANSTROM, LOZANO-GARCIA e ROWE, 2008). Em reflexo às tratativas internacionais, o Brasil inclui o termo Educação Ambiental na Lei de Diretrizes e Bases através da Lei 9.934, de 20/12/1996, artigo 32. As universidades são berço de conhecimento e tem a responsabilidade de formar futuros profissionais capacitados e preocupados com as questões relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável (KYRIDIS et.al, 2005).
Busca-se identificar como é avaliada a percepção dos alunos, do ensino superior, em relação ao ensino do desenvolvimento sustentável, a partir dos seguintes problemas: Como a percepção do ensino do desenvolvimento sustentável, pelos alunos do ensino superior, pode ser avaliada? Quais instrumentos são utilizados para avaliar a percepção do ensino do desenvolvimento sustentável pelos alunos do ensino superior?
Segundo Wang, Yang e Maresova, (2020), o motivo para se investigar a percepção dos alunos em relação a esse conhecimento se dá pelo fato do mesmo ter sido assimilado principalmente na universidade. A incorporação de pesquisas que meçam a percepção dos alunos em relação ao ensino devem ser encorajadas, já que são uma maneira rápida e de certa forma barata de se avaliar o percepção do ensino do DS. Esse tipo de pesquisa permite que os alunos reflitam a cerca de seus conhecimentos adquiridos, sendo de suma importância para o processo de aprendizagem. (WATSON; NOYES, RODGERS, 2013).
Após o protocolo aplicado nessa Revisão Sistemática da Literatura, os três artigos analisados foram: Jones, Trier e Richards (2008); Sharma e Kelly (2014) e Watson, Noyes e Rodgers (2013). A percepção do ensino do DS pelos alunos no ensino superior, pode ser avaliada por meio da visão que os alunos tem sobre ensino, pela forma como o ensino está inserido na universidade, pela evidência de conhecimento prévio sobre o tema, pelo apoio para o ensino do DS, pela satisfação com o conteúdo sobre DS ensinado, pela percepção adquirida do ensino do DS, pela visão holística e qualidade do ensino do DS.
Considera-se que o estudo cumpriu com seu objetivo por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, ao analisar 415 artigos em uma primeira rodada de critérios de seleção e 18 em uma segunda rodada, resultando em três artigos que respondem aos problemas e hipóteses inicialmente propostos. Assim, a análise dos artigos selecionados revelou a existência de trabalhos que buscavam avaliar a percepção dos alunos, do ensino superior, com relação ao ensino do DS e identificou os métodos e ferramentas utilizadas por estes, sendo que todas se mostraram replicáveis.
AL-RAHMI et al., 2019; BALLANTYNE; WIBECK; NESET, 2015; BOCA, G. D.; SARAÇH, S, 2019; BUS, R, 2017; CASTILLA-POLO, F. et al, 2020; CEBRIÁN, G., JUNYENT, M, 2015; CONFORTO, E.; AMARAL, D.; SILVA, S, 2011; COOK, D. J.; SACKETT, D. L.; SPITZER, W. O, 1995; ENDO, G. et al., 2020; GALVÃO, C. M.; SAWADA, N. O.; TREVIZAN, M. A, 2004; JAMES, A, 2014; KAGAWA, 2007; KYRIDIS, A et al., 2005; LEE, H.-C. et al., 2016; MOURAD, 2013; PENDARVIS, 2002; SÁNCHEZ-CARRACEDO et al., 2021; SILVA; SILVA; RABBANI, 2017; SHALLCROSS et al., 2007, SÓLIS-ESPALLARGAS; MORÓN-MONGE, 2020...