Resumo

Título do Artigo

LEAN OFFICE NO EXÉRCITO BRASILEIRO: uma proposta de análise e melhoria de processo em uma Organização Militar de Saúde
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Palavras Chave

Lean Office.
Gerenciamento de fluxo de valor.
HGeS

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Alex Nogueira de Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração da UFBA
2 - Denise Ribeiro de Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração
3 - Leonardo Ribeiro de Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) - CCJP

Reumo

As organizações têm utilizado a gestão por processos como meio de superar o modelo funcional e adequar seus processos ao cumprimento de seu planejamento estratégico e ao atendimento das demandas dos clientes. Nessa nova abordagem, tem-se o Lean Office e o Gerenciamento do Fluxo de Valor como ferramentas que permitem uma melhor visualização dos processos e um combate mais eficiente ao desperdício nas etapas de trabalho, trazendo, assim, maior eficiência no tempo de execução e proporcionando uma melhoria contínua dos processos (ROTHER; SHOOK, 2007; GREEF; FREITAS; ROMANEL, 2012, DE SORDI, 2014).
Imerso nesse contexto mais eficiente da gestão dos processos, tem-se o Hospital Geral de Salvador (HGeS), cuja missão é prover assistência à saúde dos militares da ativa, inativos, pensionistas, servidores civis e respectivos dependentes, no âmbito da 6ª Região Militar. Entre os diversos processos executados por ele, destaca-se o encaminhamento de pacientes às OCS e PSA conveniadas, cujo volume de recursos públicos envolvidos, em 2019, atingiram R$ 39.729.211,69 e R$ 26.996.509,19, de janeiro a agosto de 2020, com despesas com atendimentos médicos e hospitalares fora de suas instalações.
Com base nos óbices identificados por meio do Mapa de Fluxo de Valor Atual, tem-se como problema de pesquisa: Como o Lean Office contribui para o desempenho no processo de gerenciamento das guias de encaminhamento emitidas no âmbito do Hospital Geral de Salvador? Para se responder a questão, tem-se por objetivo: analisar o processo de gerenciamento das guias de encaminhamento emitidas pelo HGeS, sob a ótica do Lean Office e do Gerenciamento do Fluxo de Valor propondo-se melhorias.
Com base na execução dos caminhos teórico e operacionais, propõe-se melhorias na avaliação lean e em diversas atividades desenvolvidas no setores envolvidos, como revisão nos sistemas de protocolo de entrada e saída de faturas e notas fiscais, além da centralização da emissão de guias de encaminhamento.
Como resultado a ser obtido com a implementação das propostas de melhoria da Avaliação Lean para os setores pesquisados (Auditoria Externa, FUSEx e Financeiro), apresenta-se o Mapa de Fluxo de Valor Futuro, que demonstra a melhoria obtida pelo processo de gerenciamento das guias de encaminhamento, em comparação com o Mapa de Fluxo Atual.
O mapeamento e análise do estado atual de um processo permitem o diagnóstico do desempenho de suas atividades e a elaboração de propostas de melhoria. Sob a ótica do Lean Office e do Gerenciamento do Fluxo de Valor, busca-se um processo com maior eficiência, quando comparado com seu estado atual. Isso só é possível por meio do emprego de técnicas e ferramentas enxutas, controle do fluxo de trabalho, nivelamento do trabalho e o uso de movimentadores nos setores envolvidos, além de correções na sistemática que envolvem os diversos tipos de protocolos para a entrada e saída de documentos.