Resumo

Título do Artigo

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: SUA RELAÇÃO COM OS EDUCADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Tecnologias Educacionais
Pandemia
Professores

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Educação a Distância, E-learning e B-Learning: pessoas, projetos e tecnologias

Autores

Nome
1 - Graciete Barros Silva
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA (ESTÁCIO AMAZÔNIA) - Boa Vista
2 - Ely Severiano Junior
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ) - Engenheiro Paulo e Frontin
3 - Hana Karolina da Costa Palheta
-

Reumo

Com esse crescente desenvolvimento não somente das tecnologias da informação e da comunicação, mas das tecnologias educacionais esses avanços nos levam a repensar sobre as metodologias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem dentro das salas de aulas, desafiando cada dia os professores a inovar suas práticas pedagógicas para um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico.
Analisar quais as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores em utilizar as tecnologias educacionais como instrumento de aprendizagem dentro e fora do ambiente escolar, principalmente em tempos de pandemia. Assim, o presente estudo propõe reflexões a partir da temática apresentada, trazendo reflexões acerca da tecnologia, bem como conceitos essenciais sobre tecnologias educacionais e sua relação com o professor em tempos de pandemia.
Kenski (2012) afirma que a função da tecnologia nos dias atuais concorda com a promoção da liberdade pelas perspectivas que abre ao homem para refletir sobre si, seus problemas e exigências, ou seja, acredita-se que os recursos tecnológicos podem contribuir no processo pedagógico, permitindo que o aluno apropriar-se de uma gama de informações. Moran (2003) diz que diversas tecnologias sempre foram utilizadas nas instituições escolares e o professor deve ter clareza do papel que estes instrumentos podem transformar as salas de aula , deixando-a mais dinâmica e significativa.
De acordo com Ferreira (2014) é de suma importância discutir a relação existente entre tecnologias e o processo ensino e aprendizagem, pois atualmente o educador se depara com uma gama de tecnológicos a cada e para isso é necessário buscar novas maneiras de lidar com essa realidade na sala de aula, e atualmente isso tem se tornando um grande desafio para muitos professores. Percebe-se que os desafios dos entrevistados a palavra adaptação foi usada por todos em suas falas, visto que a falta de formação na área.
As tecnologias da informação e comunicação trouxeram grandes benefícios para a educação. O seu uso nas práticas pedagógicas pode proporcionar a multiplicação de possibilidades de escolhas e, sobretudo de interação. Entretanto, os professores ainda encontram dificuldades para inserção das tecnologias no trabalho docente. E com o advento da pandemia de Covid-19, a tecnologia tornou-se uma grande aliada das instituições escolares, onde, muitos educadores venceram seus medos em usar as tecnologias em seu trabalho docente e passaram a diversificar as formas de dar aula.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância.9. ed. Campinas: Papirus, 2012. 157 p. (Prática pedagógica) MORAM. J.M: Novos desafios na educação – a internet na educação presencial e virtual. UFPel, Pelotas, 2001. Disponível em:>www.eca.usp.br/prof/moran Acesso em 17 mar. 2021. VICTÓRIA OLIVEIRA, Maria. PorVir. Pesquisa monstra sentimento de professores em meio à pandemia do coronavírus [2020]. Disponível em https://porvir.org/pesquisa-mostra-o-sentimento-de-professores-em-meio-a-pandemia-do-coronavirus/ Acesso em 09 de maio. 2020.