Resumo

Título do Artigo

A (IN)CAPACIDADE DO CONSUMIDOR EM IDENTIFICAR RÓTULOS AMBIENTAIS EM SUPERMERCADOS
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Palavras Chave

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
RÓTULOS AMBIENTAIS
SUSTENTABILIDADE

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégias ESG e Sustentabilidade Corporativa

Autores

Nome
1 - LUCAS GAMALEL CORDEIRO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
2 - GILMAR VIRIATO FLUZER DOS SANTOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - CASCAVEL
3 - MARIA EDUARDA MIRANDA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - CASCAVEL
4 - Sandra Mara Stocker Lago
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus de Cascavel
5 - Marcelo Roger Meneghatti
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus Cascavel-PR

Reumo

O esforço em alcançar a sustentabilidade ambiental não caminha no mesmo ritmo quando se trata em avaliar o comportamento dos consumidores. A criação de programas de rotulagem ambiental tem buscado orientar consumidores e criar um diferencial sustentável para organizações.
O flagrante desencontro entre a proposta da rotulagem ambiental e o resultado em cumprir com o seu objetivo de diferenciação, quando observado o comportamento de compra do consumidor, tem sido objeto de estudo em pesquisas científicas. Neste artigo o objetivo é analisar a capacidade dos consumidores em identificar os rótulos ambientais em supermercados.
A embalagem é o recipiente ou embrulho que tem por objetivo proteger o produto, conservar, facilitar o transporte, consistindo em um complemento fundamental para a indústria de produtos de consumo, como o principal elemento diferenciador de produtos junto aos consumidores (SOUZA, 2009). Os resultados da pesquisa de Andreoli, Lima e Prearo (2017), apontaram para a ineficácia da prática de adoção de rótulos ambientais pelas empresas, com clara dificuldade em conseguir comunicar diferencial atrelado a causa sustentável.
O método adotado foi a pesquisa qualitativa, por meio de uma abordagem descritiva e interpretativa. A população desse estudo consistiu em consumidores que realizam compras em supermercados com fluxo e público diverso nos municípios de Cascavel, Toledo e Cafelândia, no estado do Paraná. Para a coleta de dados, foi elaborado um questionário, baseado no instrumento de pesquisa apresentado no estudo de Andreoli, Lima e Prearo (2017), para analisar a eficácia de 17 selos verdes encontrados nos mais diversos produtos do supermercado, sobre o comportamento dos consumidores.
Optou-se pela divisão da análise em 3 etapas, sendo: a classificação das respostas por meio de tabelas de frequências absoluta e relativa; a associação de variáveis do perfil dos respondentes com as repostas; a apresentação dos quadros de ideias. A análise dos resultados revela que o comportamento do consumidor quando defrontado com estes selos é dúbio, pois ao mesmo tempo em que revela sua capacidade de identificar e demonstrar certa preocupação, essa disposição não é a mesma quando exerce o ato de compra, o qual é movido por outros interesses, financeiros e emocionais, amiúde por impulso.
Diante das proposições e tendo em vista os resultados obtidos, conclui-se que a maioria dos consumidores conhecem alguns dos selos ambientais apresentados e afirmam que possuem preocupação ambiental no momento das suas compras. Afirmam também que possuem disposição em pagar um preço maior por produtos rotulados, porém, demonstraram contradição quando este pagamento seria maior se comparado aos produtos de rótulos convencionais, evidenciando assim a necessidade de maior divulgação e comunicação desta rotulação ambiental nas embalagens.
ANDREOLI, T. P.; LIMA, V. A.; PREARO, L. C. A (in)eficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: um estudo experimental. RECADM – Revista Eletrônica de Ciência Administrativa. v.16, n.1, p.62-79. 2017. SOUZA, V. N. V. Embalagens: Uma Ferramenta De Marketing Para As Empresas. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: