Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO PIAUÍ
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

educação ambiental
administração
instituições de ensino superior

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - WESLEY ALVES VERAS
Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) - PARNAÍBA
2 - MARA ÁGUIDA PORFÍRIO MOURA
Universidade Federal do Delta do Parnaíba - Campus Ministro Reis Velloso
3 - Kelsen Arcângelo Ferreira e Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - CCHL

Reumo

Foi em 1990 que as Instituições de Ensino Superior (IES) passaram a ter papel importante sobre a Educação Ambiental (EA), que são os processos em que o indivíduo e a coletividade constroem valores e conhecimentos sobre o uso dos recursos naturais. Portanto, faz se necessário que as IES abordem a EA, visto que são fundamentais na busca pela solução dos problemas ambientais, em especial nos cursos de administração, visto que as organizações utilizam dos recursos naturais para produção de bens e serviços, sendo necessário que os objetivos organizacionais estejam alinhados com os ambientais.
Dentro da perspectiva ambiental foi questionado como a temática ambiental é implementada nos Projetos Pedagógico dos Cursos (PPCs) de administração das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Piauí, Universidade Federal do Delta do Parnaíba e Universidade Federal do Piauí. O objetivo geral consiste em analisar os PPCs de administração das IFES do Piauí com base na temática ambiental implementada nas grades curriculares, e os objetivos específicos consistem em verificar como temática é inserida nos PPCs nas IFES e comparar a ênfase dada ao tema nas disciplinas entre as instituições.
Na fundamentação teórica foram contextualizadas as formas das IES brasileiras definidas por Lei e o importante papel que desempenham na sociedade. Partindo deste ponto, foi contextualizado a EA, seus conceitos nas IES e a pressão global sobre o tema nas IES. Posteriormente, foi abordada EA nos cursos de administração, o motivo da dificuldade de inseri-la nesses cursos e como o órgão regulador da profissão aponta a necessidade do tema em sala. Por último, foi contextualizado o PPC dos cursos de administração das IFES do estado do Piauí e o perfil profissional de cada Campus.
Os dados obtidos evidenciam que em alguns Campus da Universidade Federal do Piauí, o ensino da EA é feito somente de maneira direta, sendo uma disciplina para cada Campus, enquanto que em um curso a disciplina é optativa. Quando se refere a disciplinas indiretas, é evidenciado que a UFPI ainda não dispõe de conteúdo que aborde o tema de maneira interdisciplinar. Com relação a Universidade Federal do Delta do Parnaíba, foi constatado que o tema é abordado de maneira direta, por meio de duas disciplinas, enquanto que de maneira indireta, foi constatada seis disciplinas.
Foi possível constatar a carência da Educação Ambiental nos cursos de administração do Campus da Universidade Federal do Piauí, em especial no curso diurno, enquanto que na Universidade Federal do Delta do Parnaíba a implementação é levada de modo a contemplar o tema em diversos campos do estudo. Embora a pressão global sobre a temática seja evidente, ainda há um caminho a ser percorrido, principalmente na interdisciplinaridade do tema sendo necessário que a EA como um todo, para que se desenvolva em sala de aula as disciplinas que estão repercutindo a nível global.
MACHADO, R. E. Práticas de gestão ambiental em universidades brasileiras. Ver. de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 37-51, 2013. BRASIL. J. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Disponível em: . Acesso em: 22 de abril de 2021. BARBIERI, J. C. A educação ambiental e a gestão ambiental em cursos de graduação em administração: objetivos, desafios e propostas. RAP. Rio de Janeiro. v. 38 Nov/Dez de 2004.