Resumo

Título do Artigo

RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ORÇAMENTO E DA GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA DIANTE DA PANDEMIA DE COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Covid-19
Gestão de Fluxo de Caixa
Programa SOS-PME UFRGS

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Financeira e Contábil

Autores

Nome
1 - João Henrique Souza de Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas (FCE)
2 - Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade
3 - Daniela Francisco Brauner
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração

Reumo

A Pandemia da Covid-19, que eclodiu no ano de 2020, trouxe inúmeros desafios para a sociedade, impactando fortemente micro e pequenos negócios, cujos negócios são os mais expostos às medidas sanitárias excepcionais decretadas pelas mais diversas esferas de governos.
O contexto provocou o fechamento de diversos estabelecimentos ou o seu funcionamento perante normas restritas, como limitação de capacidade de atendimento e despesas adicionais, alguns permaneceram sobrevivendo com dificuldades e outros tiveram oportunidades de crescimento e/ou reposicionamento.
Nesses dois cenários, foi colocada à prova a gestão de fluxo de caixa dos micro e pequenos empreendedores e sua capacidade de redirecionar a disposição de recursos e gerir o negócio no contexto investigado.
O objetivo deste estudo é descrever o resultado da implantação do orçamento e da gestão de fluxo de caixa para pequenos negócios participantes do programa SOS-PME UFRGS, uma rede de assessoria que buscou apoiar empresários. Para tanto, elaborou-se um questionário para os participantes do programa, obtendo-se 55 respostas.
Os resultados apontaram que as empresas que elaboraram uma gestão de fluxo de caixa estruturada e funcional obtiveram ganhos de desempenho dos recursos aplicados, mitigaram problemas verificados de fluxos de caixa deficientes e melhoraram as perspectivas de continuidade do negócio, mesmo sendo pegos de surpresa pela crise aguda imediata.
Os empresários conseguiram se reinventar e se recolocar no mercado para se preparar frente aos desdobramentos da pandemia e ao ‘pós Covid-19’. Constatou-se que a implementação do orçamento e da gestão de fluxo de caixa contribuiu para a manutenção e para a viabilidade dos pequenos negócios, no contexto da Pandemia, e possibilitou a elaboração de uma gestão de fluxo de caixa eficiente, a qual vai auxiliar os pequenos e os futuros empresários a terem uma melhor organização.