Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL NO ENSINO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO: uma análise bibliométrica e sistemática.
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Palavras Chave

Aprendizagem experiencial
Administração
Análise sistemática

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - DÉBORA TAYANE RODRIGUES DOS SANTOS PEDROSO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPADM
2 - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - PROPADM - Pós-Graduação em Administração
3 - JOSE PEDRO PENTEADO PEDROSO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - São Cristóvão

Reumo

No ensino de administração ainda prevalece o paradigma funcionalista. Contudo, a ideia de que a formação de administradores deveria empregar uma abordagem mais holística tem prosperado. Isso porque a crença de que apenas o conhecimento teórico não é capaz de desenvolver as habilidades necessárias para um administrador tem se fortalecido. Nesse contexto, a aprendizagem experiencial emerge como uma abordagem interessante para a educação gerencial. Entretanto, apesar do crescente interesse acadêmico, nota-se ainda a escassez de estudos sobre o tema, sobretudo no contexto brasileiro.
O problema de pesquisa que orienta o presente trabalho é: como é abordada a aprendizagem experiencial nos cursos de administração? Isto posto, o objetivo desse artigo é, por meio da análise bibliométrica e sistemática, conhecer o estado da arte da aprendizagem experiencial no ensino superior de Administração brasileiro, visando compor um referencial bibliográfico abrangente, composto pelos trabalhos mais relevantes sobre o tema e que identifique as lacunas na literatura.
A teoria da aprendizagem experiencial tem como base a experiência no processo de ensino-aprendizado e é fundamentada nos trabalhos de estudiosos como John Dewey, Kurt Lewin e Paulo Freire. Tal abordagem tem sido indicada como adequada para o ensino de adultos e adotada por instituições do ensino superior, principalmente no campo da administração que vem sendo apontado como predominantemente funcionalista. Todavia, ainda são escassoz os estudos que tratam da aprendizagem experiencial nos cursos de administração.
Com base nos critérios adotados foram encontrados apenas 9 artigos corroborando que a literatura sobre o tema é escassa, podendo, portanto, ser considerado um campo de pesquisa emergente. A análise do conteúdo demonstrou que, em geral, os textos consideram a abordagem da aprendizagem experiencial como sendo positiva para o ensino superior, sobretudo para o ensino de administração. O ciclo de aprendizagem experiencial de Kolb é citado na maioria dos trabalhos o que demonstra a relevância do mesmo dentro do campo.
Concluiu-se que estudos sobre aprendizagem experiencial na educação gerencial, bem como a sua aplicação seja uma perspectiva interessante para esse campo isso porque essa abordagem pode proporcionar uma prévia aproximada ou real do ambiente do trabalho para os alunos que, com base em experiências obtidas na universidade, podem desenvolver habilidades para se tornar gerentes e/ou empreendedores melhores.
BELL, R. Developing the next generation of entrepreneurs: Giving students the opportunity to gain experience and thrive. International Journal of Management Education, v.13, n.1, p.37-47, 2015. CHAVAN, M. Higher Education Students' Attitudes Towards Experiential Learning in International Business. Journal of Teaching in International Business, v.22, n.2, p.126-143, 2011. KOLB, A.Y., KOLB, D.A. Learning styles and learning spaces: Enhancing experiential learning in higher education. Academy of Management Learning and Education, v.4, n.2, p.193-212, 2005.