Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS: Um ensaio sobre o distanciamento acadêmico e a prática empreendedora
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Palavras Chave

Estratégia
Sustentabilidade Financeira
Empreendedorismo

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia de Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - Welliton Glayco Da Fonseca
Centro Universitário Unihorizontes - MG - Santo Agostinho - Belo Horizonte
2 - Alice de Freitas Oleto
Centro Universitário Unihorizontes - MG - Santo Agostinho

Reumo

Sustentabilidade é uma expressão presente nas discussões sociais, e amplamente usada nos discursos das grandes corporações, nos debates empresariais, nas discussões governamentais e nos direcionamentos de muitas organizações não-governamentais. Embora, seja um termo muito antigo e recorrentemente utilizado no universo corporativo, sua aplicação à gestão das pequenas e médias empresas é quase nula. O mesmo acontece no meio acadêmico, que pouco se dedica ao seu estudo e extensão junto às comunidade de seu entorno.
Este ensaio tem por objetivo estimular a discussão sobre a real aplicabilidade do conceito sustentabilidade nos negócios, a fim de entender o porquê de sua repercussão e enorme visibilidade nos discursos das grandes organizações e no ambiente das consultorias de negócios diante da incipiente presença nas publicações científicas ou ações de extensão universitária. Quais seriam os caminhos para estimular e propagar o conceito, nas ações práticas de gestão das micros e pequenas empresas já que as PME’s representam 98,5% de todas as empresas do país, 44% da massa salarial e 27% do PIB nacional.
Em recente levantamento realizado pelo autor, na plataforma SPELL, constatou-se que no período compreendido entre os anos 2017 e 2021 foram publicados 716 artigos em que aparece a palavra-chave: empreendedorismo. E, apenas 9 artigos, nos quais o termo “sustentabilidade financeira”, figura entre as palavras-chave. Esta constatação, indica o quanto esse tema amplamente discutido no mundo dos negócios, desperta interesse ao universo acadêmico-científico dos PPG's, e o quão distante encontra-se esse universo da vida prática do empreendedorismo nacional.
Em toda plataforma SPELL, a palavra-chave sustentabilidade financeira aparece em apenas 9 publicações. Ao afunilar o filtro de pesquisa para o quadriênio compreendido entre 2017 e 2021, apenas 2 artigos foram publicados. Sendo o primeiro artigo vinculado à área Turismo, e o segundo, atrelado à área da Administração. E em sentido contrário ao aumento das publicações, publicidade e ações de comunicação e discurso das grandes organizações, consultorias de negócios e imprensa especializada que cada vez mais dão importância ao tema com maciça divulgação em diferentes mídias.
Enquanto vemos várias publicidades de produtos e serviços financeiros baseados no conceito ESG, no dia a dia do pequeno e microempreendedor a realidade é outra, em que o conceito soa como uma retórica publicitária. No meio acadêmico é perceptiva a lacuna sobre o tema, sendo pertinente registrar que a extensão universitária e as ações cooperativas junto às comunidades de seu entorno vêm a muito sendo desprivilegiadas, em favor da exigência dos programas de avaliação que cada vez mais exigem a produção de artigos científicos, artigos, muitas vezes pouco exequíveis ou exclusivamente constativos.
BERLE, A. A., & MEANS, G. C. (1932). The modern corporation and private property. London and New York: Routledge Taylor & Francis group. BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é – o que não é. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. BURRELL, G. & MORGAN, G. (1979) Sociological paradigms and organizational analysis. London: Heinemann. JACOBS, M. Sustainable development: from broad rhetoric to local reality. In: CONFERENCE FROM AGENDA 21, Document n.493, 1 Dec. 1994, Cheshire. Proceedings… Cheshire: Cheshire County Council, 1995.