Resumo

Título do Artigo

ALINHAMENTO CULTURAL: uma análise bibliométrica no período de 1945 a 2021
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Alinhamento cultural
Artigo de revisão
Bibliometria

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades

Autores

Nome
1 - Bruno Taranto Malheiros
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - IAG
2 - PATRICIA AMELIA TOMEI
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Rio de Janeiro

Reumo

Alinhamento cultural tem sido conceituado como a estratégia que busca a congruência entre os valores expressos pelas pessoas e pelas organizações. É um construto muito utilizado para a operacionalização do gerenciamento cultural. O gerenciamento cultural tem papel relevante nos processos de gestão porque contribui para predizer o comportamento expresso pelas pessoas em determinadas situações e seu desempenho em um determinado contexto. Mas qual a estrutura intelectual deste campo e quais os caminhos tomados pelas pesquisas atuais?
Esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: qual a estrutura e intelectual e quais as linhas atuais de pesquisa a respeito do construto alinhamento cultural? Para isso, foi definido o seguinte objetivo: identificar e relacionar a estrutura intelectual e as linhas atuais de pesquisa no campo, com foco no construto ‘alinhamento cultural’. Os objetivos específicos consistiram em realizar análise de citações para identificar os maiores influentes, de cocitação para mapear a estrutura intelectual e de acoplamento bibliográfico para localizar as linhas atuais de pesquisa.
Trata-se de um artigo de revisão que segue o método bibliométrico. A seleção a amostra foi feita com base na metodologia Proknow-C (ENSSLIN e ENSSLIN, 2008; TASCA et al, 2010). As análises realizadas foram de citação, cocitação e acoplamento bibliográfico (GRACIO, 2016). A fundamentação quanto à estrutura da análise bibliométrica seguiu recomendações de diversos autores (TRANFIELD et al, 2003; ZUPIC e CARTER, 2015; GRACIO, 2016; SERRA et al, 2018; PAUL e CRIADO, 2020). Todas as análises foram realizadas a partir de trabalhos localizados na Web of Science.
A análise de cocitação mostrou a estrutura intelectual do campo organizada em dois eixos: (1) congruência entre valores pessoais e situacionais e (2) medidas de adequação pessoa-organização. No acoplamento bibliográfico, identificou-se três áreas de interesse atuais: (1) fatores determinantes na percepção do ajuste pessoa-organização, (2) medidas de adequação pessoa-organização e (3) impacto dos fatores demográficos na adequação pessoa-organização. De forma geral, o interesse das pesquisas atuais, expressos nos três eixos identificados, tratam do processo de mensuração do ajuste analisado.
Neste estudo bibliométrico, ficou bastante evidente que a discussão sobre as medidas de adequação pessoa-organização está fortemente relacionada aos estudos sobre alinhamento cultural e que estas ainda encontram-se em processo de pesquisa e investigação. Isso pode ser observado a partir do momento em que se identificam grupos de trabalho com o mesmo interesse, tanto compondo a estrutura intelectual quanto as áreas atuais de interesse. No entanto, os estudos atuais concentram-se nas variáveis que constituem estas medidas de adequação.
GRACIO, M. C. C. Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação: revisão teórico-conceitual. Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da Informação, V. 21, N. 47, p. 83-99, 2016. KRISTOF, Amy L. Person‐organization fit: An integrative review of its conceptualizations, measurement, and implications. Personnel psychology, v. 49, n. 1, p. 1-49, 1996. O'REILLY III, Charles A.; CHATMAN, Jennifer; CALDWELL, David F. People and organizational culture: A profile comparison approach to assessing person-organization fit. Academy of management journal, v. 34, n. 3, p. 487-516, 1991.