Resumo

Título do Artigo

ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS EM EMPRESAS DA ECONOMIA CRIATIVA: ESTRATÉGIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE DA COVID-19
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Palavras Chave

Economia criativa
Engajamento de Stakeholders
Criação de Valor

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Natalia Luiz dos Santos
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Paulista 1
2 - Simone Ruchdi Barakat
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Mestrado Profissional em Administração
3 - Michelle Caçapava Vigueles
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia

Reumo

O artigo apresentado propõe uma discussão sobre a Economia Criativa à luz da Teoria dos Stakeholders acerca dos acontecimentos recentes da pandemia da Covid-19, que trazem incertezas pelos relatos observados até o momento, mas que permitem, de alguma forma, a identificação de transformações acarretadas pela crise instaurada no Brasil e no mundo. Assim, optou-se por apresentar uma análise de como o engajamento com os stakeholders atua como suporte à indústria dessa economia, diante da necessidade de reconhecer novos métodos e novas estratégias de enfrentamento da crise da Covid-19.
Como a relação entre as empresas e seus stakeholders pode ser compreendida, além de fomentar a troca de informações e o engajamento entre eles com o intuito de auxiliar o crescimento da economia criativa e facilitar a geração de valor e o desenvolvimento socioeconômico, diante da necessidade de reconhecer novos métodos e novas estratégias de enfrentamento da crise da Covid-19? Para responder a esse questionamento, foi desenvolvido o presente artigo que tem por objetivo analisar como as empresas da economia criativa estão engajando seus stakeholders para a criação de valor.
O artigo se fundamentou na Economia Criativa que tem como base a criatividade em um produto ou serviço de valor econômico, usando como matéria prima as atividades baseadas no capital intelectual para se transformar em valor para as pessoas. Também trouxe a Teoria dos Stakeholders que aborda a Gestão de Stakeholders relacionadas às empresas de Economia Criativa, essencial para a compreensão da complexidade de interesses envolvidos nessa economia uma vez que considera que as organizações estão cada vez mais preocupadas em gerar valor por meio das relações sociais.
Foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa por meio de entrevistas com treze gestores de dez empresas da Economia Criativa utilizando um roteiro de perguntas com base na fundamentação teórica. A análise dos resultados foi feita conforme as seguintes dimensões definidas a priori: (i) Surgimento da empresa no setor, (ii) Entendimento das empresas sobre a Economia Criativa, (iii) Mudanças trazidas pela crise da Covid-19; (iv) Estratégias de Engajamento de stakeholders. A comparação dos dados facilitou a compreensão das múltiplas percepções dos entrevistados.
Os resultados demonstraram que são necessárias mais ações pelas empresas visando maior engajamento dos stakeholders. Observou-se que a comunicação com fornecedores pode ser trabalhada de maneira mais inteligente e eficiente, promovendo maior nível de envolvimento e, assim, ascensão na escala de engajamento de stakeholders. As redes sociais e os canais online de comunicação foram ferramentas importantes utilizadas pelos gestores ao facilitar e promover essas relações. Com um novo cenário pandêmico criado para o setor, o engajamento dos stakeholders foi fundamental para sustentar essas empresas.
O artigo trouxe a aplicabilidade da Teoria dos Stakeholders para as organizações de Economia Criativa, com foco na gestão, uma vez que o relacionamento entre a empresa e seus stakeholders é algo moldável e que pode ser construído e aperfeiçoado de acordo com as necessidades e objetivos de todos os envolvidos. A economia criativa, associada à gestão dos stakeholders, pode ser uma ferramenta importante para o mercado de trabalho, já que traz a criação como pilar dessa nova economia contribuindo para a demonstração da importância dessas relações.
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