Resumo

Título do Artigo

COMO AUMENTAR AS VENDAS UTILIZANDO MARKETING DIGITAL
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Palavras Chave

marketing digital
plataforma de e-commerce
mídias sociais

Área

Artigos Aplicados

Tema

Marketing

Autores

Nome
1 - Mayara Alves Da Silva
Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba (Fatec Itaqua) - Fatec Itaquaquecetuba
2 - Marco Aurélio S. Fittipaldi
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - Fatec Itaquaquecetuba

Reumo

A internet se tornou uma das ferramentas mais utilizadas para vender produtos por meio de lojas virtuais. A utilização de técnicas de marketing digital é essencial para que empresas atraiam mais consumidores, gerem maior engajamento e aumentem vendas. Assim, o presente trabalho justifica-se, pois, a loja virtual LM Bijus e Makes necessita aumentar as vendas e expandir sua atuação para todo território nacional, atingindo locais que até então não tinha acesso. Este estudo é essencial para a empresa poder fortalecer sua marca e divulgar seus produtos, atraindo mais clientes e gerar mais vendas.
A empresa LM Bijus e Makes é uma loja virtual que vende maquiagens, acessórios e bijuterias voltada para o público feminino de diferentes faixas etárias. Por meio das redes sociais Instagram e Facebook, o público tem acesso às postagens e imagens dos produtos ofertados, sendo posteriormente direcionado para o WhatsApp onde as vendas são realizadas. O objetivo é identificar como aumentar as vendas e o raio geográfico de atuação da LM Bijus e Makes. Para tanto foi realizada uma pesquisa aplicada, quanto aos objetivos é descritiva, quanto aos procedimentos classifica-se como pesquisa-ação.
As vendas foram decaindo ao decorrer dos meses por influência da pandemia e da própria empresa, por não conseguir fazer entregas em um raio geográfico maior e não conseguir vender para todos os clientes que tinham interesse em comprar e receber os produtos à domicílio. Para uma possível solução dos problemas identificados na empresa, foi recomendado o uso de ferramentas de marketing digital e utilizar a plataforma de e-commerce Shopee, para atrair mais clientes e, consequentemente gerar mais vendas.
Utilizou-se de publicidade online: foi postado no Instagram um buquê de maquiagens e uma enquete que leva o consumidor a ter desejo por aquele produto e responder se gostaria de ganhá-lo como presente de dia dos namorados; marketing viral: a empresa passou a gerar conteúdos criativos utilizando a ferramenta reels no Instagram que possibilita a criação de vídeos que se espalham rapidamente; marketing nas mídias sociais: foram feitos anúncios pagos para atrair mais consumidores e gerar mais vendas e engajamento no Facebook e Instagram afim de apresentar os produtos e serviços oferecidos.
No comparativo de janeiro a maio de 2021 frente ao mesmo período de 2020 as vendas cresceram 53%, com destaque para abril e maio com crescimentos de 101,14% e 154,01% respectivamente. Com relação a ampliação do raio de atuação antes a empresa só vendia para o estado de São Paulo, após a intervenção passou a vender para doze estados (Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso e Espírito Santo), um crescimento de 1200%.
Conclui-se que a utilização da plataforma Shopee e as técnicas de marketing digital são essenciais para gerar relacionamento entre cliente e empresa, havendo uma interação maior nas redes sociais o que gera um alcance maior de consumidores e consequentemente, aumento nas vendas. Os benefícios percebidos foram maior engajamento nas redes sociais, mais pessoas em publicações, stories e reels. Isto é essencial para os pequenos empreendedores que, muitas vezes, por falta de conhecimento, acabam fechando seus negócios por falta de vendas o que vem ocorrendo especialmente com a pandemia.