Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DE FATORES CONTINGENCIAIS EM PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DE EMPREENDIMENTOS RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Fatores Contingenciais
Práticas sustentáveis
MPE

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégias ESG e Sustentabilidade Corporativa

Autores

Nome
1 - Nicoly Sousa Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Belém
2 - Risolene Alves de Macena Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I
3 - ADRIANA RODRIGUES SILVA
Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Gestão e Tecnologia

Reumo

Para Deliberal et al. (2016) a estratégia ambiental é algo benéfico para empresas, pois se torna uma vantagem competitiva perante as demais, pelo fato de a gestão ambiental das empresas ser resultado de um conjunto de rotinas administrativas, as quais integram competências dependentes da cultura organizacional.
Maletic et al. (2017) mencionam que as pesquisas empíricas publicadas sobre a teoria da contingência, sustentabilidade corporativa e suas implicações de desempenho são bastante escassas. Visando preencher essa lacuna de pesquisa, foi estabelecida a seguinte problemática: Quais são os fatores contingenciais que influenciam as práticas sustentáveis dos empreendimentos que atuam no ramo gastronômico na Ilha do Combú/PA? Como objetivo, esta pesquisa visa investigar os fatores contingenciais (internos e externos) que influenciam as práticas sustentáveis em restaurantes na Ilha do Combú/PA.
A utilização da Teoria da Contingência em estudos relacionados à área de Contabilidade Gerencial se baseia na premissa de que não existe práticas contábeis universalmente adequadas que se apliquem para todas as empresas (Otley, 1980). Fatores como o ambiente externo, tamanho, estratégia, estrutura, tecnologia, cultura organizacional e liderança (Oliveira & Callado, 2018), podem influenciar a adoção de práticas de sustentabilidade.
Para alcançar o objetivo proposto, foi aplicado um questionário estruturado com 27 questões que relacionou práticas sustentáveis aos fatores contingenciais. A amostra final contou com 22 gestores e/ou proprietários dos restaurantes da Ilha. As informações coletadas passaram por uma análise descritiva, verificadas a partir da média e frequência percentual das respostas obtidas.
Como resultado principal da pesquisa, observou-se que os fatores contingenciais que mais influenciam as práticas sustentáveis da região são a liderança e o ambiente. A liderança, devido ao papel dos líderes em incentivar e direcionar os funcionários às práticas ambientais; e o ambiente, devido os empreendimentos estarem localizados em uma área de proteção ambiental e apresentar forte influência das atitudes ambientais dos gestores.
Este estudo proporciona conhecimento sobre cada fator contingencial, indicando aqueles que mais influenciam as práticas sustentáveis dos restaurantes da Ilha do Combú, possibilitando obter uma visão mais esclarecedora sobre como eles afetam a empresa, trazendo resultados empíricos acerca da influência das legislações e stakeholders nas práticas sustentáveis. Outro aspecto levantado na pesquisa é o uso das práticas sustentáveis como vantagem competitiva às empresas, assim como previsto na literatura, onde atesta-se a sua relevância.
Deliberal, J. P., Tondolo, V. A. G., Camargo, M. E., & Tondolo, R. R. P. (2016). Gestão Ambiental como uma Capacidade Estratégica: um Estudo no Cluster Fabricação de Móveis no Sul do Brasil. Brazilian Business Review, 13(4), 124-147. Oliveira, A. S. de, & Callado, A. A. C. (2018).Fatores contigenciais e o controle gerencial: uma avaliação em organizações não governamentais (ONGS) brasileiras. Advances in Scientific and Applied Accounting, 11(1), 092–109.