Resumo

Título do Artigo

QUANDO A COVID-19 PASSAR, O TELETRABALHO TAMBÉM PASSARÁ?
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

COVID-19
gestão da mudança
teletrabalho

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - RODRIGO EDUARDO SCHNEIDER
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA
2 - Anderson Farias
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA
3 - Francisco Antonio Coelho Junior
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração / Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Este caso trata dos desafios enfrentados pelo Sr. Kagimoto, Átila e Francisca, durante a adaptação ao regime de teletrabalho, na pandemia da COVID-19, em uma Organização de segurança pública. Modificaram-se as rotinas, adequando-as aos protocolos e cuidados concernentes à saúde dos servidores. Houve impactos na atuação dos policiais. O caso ilustra a importância de que competências de gestão e liderança sejam desenvolvidas. O caso apresenta desafios da gestão de mudanças, em eventos de crise, incluindo aspectos sobre produtividade e cultura organizacional.
Ilustrar a importância de atentarem à influência de condicionantes externos (no caso, a pandemia da COVID-19) sobre o emprego de estratégias de gestão; Enfatizar a necessidade de compreensão de aspectos ou dimensões da cultura organizacional, na gestão de mudanças, em organizações de segurança pública; Debater algumas questões estratégicas que permeiam a tomada de decisão em situações críticas; Ampliar as discussões acerca do tema proposto, incrementando teorias e possíveis soluções para o problema em debate. Obs.: demais objetivos estão descritos no corpo do caso de ensino.
É um artigo baseado em fatos reais, elaborado pelos autores a partir de análise documental e entrevistas informais realizadas com o protagonista do caso. Não se trata, portanto, de um caso que é produto de assessoria ou consultoria, mas sim um caso cujas premissas foram baseadas em trocas de ideias e discussões realizadas informalmente com os protagonistas. Considerou-se, como fonte primária, os relatos deles, bem como a análise de documentos que embasaram algumas das afirmações feitas.
É um caso que suscita a discussão acadêmica em torno de questões relacionadas ao à implementação compulsória do teletrabalho, especialmente a necessidade de mudança do work design, mudanças culturais, aspectos relacionados à produtividade e desempenho e outros elementos observados durante a vivência inesperada de uma crise de saúde. Espera-se que a imensa maioria dos estudantes, em regime de educação remota ou à distância (home-schooling), provavelmente, se identificarão com as questões levantadas no caso.
Confiança e prontidão para mudança em equipes virtuais: desafios em tempos de Covid-19 (Mendes, T.C.R.M., & Reis Neto, M.T., Semead 2020). O teletrabalho como indutor de aumentos de produtividade e da racionalização de custos: uma aplicação empírica no Ministério da Justiça e Segurança Pública (Nogueira et al., 2020). A aplicação do teletrabalho no serviço público brasileiro (Silva, A.M.S., 2015). The impacts of organizational culture on information security culture (Tang, M., & Zhang, T., 2016).