Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

educação a distância
tecnologia
competências

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Luciana Orlandi Lira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Ciências da Computação

Reumo

A evolução da tecnologia e dos meios de comunicação ocasionou transformações em diversos setores de mercado, e na área da educação, possibilitou uma expansão e intensificação da modalidade de educação a distância, o que trouxe para o centro das discussões o tema sobre as competências necessárias aos docentes para o êxito e a manutenção das atividades acadêmicas a distância, os quais têm sido confrontados com novas tarefas, tecnologias, comportamentos sociais, práticas e responsabilidades.
A partir de reflexões sobre o impacto dos avanços tecnológicos no cenário educacional e especificamente na ação do docente, que desempenha um papel central para o sucesso da prática pedagógica, originou-se a seguinte pergunta que norteia esse trabalho de pesquisa: Quais são as competências mais importantes aos professores do ensino superior na educação a distância mediada por tecnologias de informação e comunicação?
Segundo Dutra (2013), competência é compreendida como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que a pessoa desenvolva suas atribuições e responsabilidades. Na EaD, a definição de perfis de competências para professores acadêmicos em cenários específicos de eLearning corresponde a capacidade de usar tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem de uma forma significativa (SCHNECKENBERG,2007).
O estudo caracteriza-se como qualitativo e exploratório e orientado a aplicação prática dentro de uma instituição de ensino superior no Brasil. O método utilizado foi composto de uma entrevista com o coordenador de EaD da IES, visando identificar as diretrizes para a EaD e a estratégia de uso da tecnologia no suporte a prática pedagógica, e da aplicação de um questionário junto a 38 docentes para obter a percepção sobre as competências mais importantes para atuação na EaD mediada por TIC. Foi realizado um cruzamento dos dados obtidos e analisado as interrelações à luz do conteúdo teórico.
A análise dos dados mostrou que a há uma influência do design tecnológico e do modelo pedagógico aplicado ao ambiente de ensino-aprendizagem na definição das competências consideradas as mais importantes pelos docentes que atuam na educação a distância mediada por TIC, o que aproxima a teoria estudada da prática.
Conclui-se que as decisões estratégicas da universidade sobre o uso da tecnologia para os cenários educacionais direcionam as ações dos professores na sala de aula e orientam a identificação e o foco do desenvolvimento de competências individuais para atuação dos docentes naquele cenário de eLearning.
DUTRA, Joel Souza. Competências: Conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013. MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: Uma visão integrada. Trad. Roberto Galman. São Paulo: Censage Learning, 2008. SCHNECKENBERG, Dirk. eCompetence development measures for faculty in higher education: a comparative international investigation. 2007. Tese. (Doutorado) – Fachbereich Bildungswissenschaften der Universität Duisburg-Essen, Standort Essen, 2007.