Resumo

Título do Artigo

Gamification para o aumento de produtividade: Garantir a migração dos projetos do portfólio 2021 para o novo sistema de gestão de projetos
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gamification
Gestão de Peojetos
Sistema de Gestão

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - JOSIA DE SOUSA SANTOS FILHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CENTRO ACADEMICO DO AGRESTE
2 - sueli menelau
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Núcleo de Gestão
3 - ANNA KAROLINA GONCALVES DE FARIAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste
4 - ELIAS RICARDO DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Propad

Reumo

A produtividade possui um papel importante nas organizações e vai muito além da diversificação de recursos, resultados e número de funcionários que estas apresentam, a produtividade possui como uma de suas características o direcionamento dos esforços dos indivíduos para obter a eficácia e trabalhar em harmonia com o ambiente (KING, 2007). A gamificação é um forte aliado para alcançar o aumento da produtividade nas organizações, para Kapp (2012) a gamificação utiliza mecanismos, elementos e características dos jogos para motivar, engajar e desenvolver as pessoas e atacar os problemas.
A Central de Projetos é o setor responsável pelo de gerenciamento de Projetos do Grupo Moura, que é uma sistemática que reúne processos, técnicas e ferramentas para a condução dos projetos e portfólio da organização. A Metodologia de Gestão de Projetos Moura é um conjunto de boas práticas em gerenciamento de projetos que foi baseada no Guia PMBOK® , bem como nos ativos e processos organizacionais do Grupo Moura.
O objetivo principal do software de projeto, que contribuirá para o aumento da produtividade dos gerentes de projetos, é a automatização de processos que atualmente são realizados de forma manual através de diversas ferramentas, no Excel, Word, Power Point, Access, para consolidação das informações no PMO. Através da implantação do Microsoft Project Online, serão padronizados os processos e documentos através da gestão de demandas, gestão de portfólio e projetos.
Com a adoção do modelo de gamificação foi proposto o desafio entre a equipe do PMO de migrar e realizar a gestão dos principais projetos de sua carteira para o ambiente informatizado até o final do primeiro trimestre de 2021 para que seja possível mensurar os benefícios iniciais que a ferramenta apresenta a auxiliar os gerentes de projetos no uso desta, 3 aumentando dessa forma a qualidade das entregas e confiabilidade das informações.
Entre os resultados obtidos foi possível identificar um grande aumento do foco da equipe na busca pelos resultados, motivação entre jogadores com as conquistas recebidas ao final da semana, otimização do trabalho visto que como as informações agora encontra-se unificadas o seu tratamento ficou mais ágil e fortalecimento dos vínculos entre o PMO e as equipes dos projetos.
Com a utilização da técnica de gamificação, foi possível alcançar um nível mais elevado de engajamento das partes, como citado anteriormente neste trabalho, apesar de a equipe ser bastante unidade, um desafio nesse formato é importante para motivar ainda mais os colaboradores a desenvolverem suas atividades de maneira mais leve e focada. As conquistas obtidas foi outro ponto que aumentou o ânimo dos jogadores, coisas simples, mas que fazem muita diferença no dia a dia de uma organização.